25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Inteligência artificial pode prevenir AVC e outras doenças

“Dara” é capaz de utilizar algoritmos para compilar informações dos usuários e antecipar possíveis riscos de doenças

Por Kebim Tamanini

A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais importante na área da saúde. A empresa brasileira IPM Sistemas, que atua no setor de tecnologia da informação voltado para o setor público, desenvolveu um sistema inteligente que otimiza dados e gera sinais de alerta para doenças como acidente vascular cerebral, infarto e previsões com até três anos de antecedência para diabetes.

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame, é uma das principais causas de morte no Brasil, juntamente com infartos, doenças pulmonares e diabetes.

Ao buscar atendimento em serviços de saúde, como postos e unidades de pronto atendimento, sintomas comuns como dor de cabeça, tontura, enjoo e fraqueza podem se assemelhar a diversas condições. O profissional faz uma rápida entrevista para entender o histórico de saúde, prescreve medicação e dá alta na ausência de outros sinais. No entanto, a falha na comunicação médico-paciente pode atrasar diagnósticos e tratamentos adequados.

“Dara” é capaz de utilizar algoritmos para compilar informações dos usuários e antecipar possíveis riscos de doenças
Lançamento da Dara em Florianópolis (SC). Foto: Vinicius Veiga/Divulgação

Para melhorar essa interação, a IA Dara analisa o histórico médico, identificando sinais de alerta para problemas mais graves. Ela não substitui o diagnóstico médico, mas ajuda o profissional a compreender a situação do paciente de forma mais precisa.

Se o paciente buscar frequentemente atendimento de saúde com os mesmos sintomas, é crucial realizar exames de sangue ou imagem para investigar as causas. A Dara alerta para essa necessidade. Além da saúde, ela pode ser usada em gestão pública, incluindo a educação.

Segundo os desenvolvedores, Dara compila dados dos usuários e prevê riscos de doenças, como diabetes, até três anos antes. Isso ajuda os pacientes a iniciar tratamentos preventivos agora para reduzir danos ou evitar a doença.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA