26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Himaba inaugura 32 leitos de enfermaria infantil

Entrega da primeira parte das obras de revitalização do espaço aconteceram na última segunda-feira (1); enfermaria passará a contra com 140 leitos após conclusão

Por Redação

Na manhã da última segunda-feira (1), foram inauguradas as obras da nova ala pediátrica do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. A solenidade que marcou a entrega da nova ala hospitalar contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB). Agora, o centro passa a contar com 32 novos leitos de enfermaria pediátrica.

- Continua após a publicidade -

No início do último mês, a administração estadual anunciou uma série de investimentos para o Himaba. De acordo com o edital publicado, a projeção realizada pelo governo era da ampliação do espaço para que seja capaz de comportar mais de 140 leitos clínicos de enfermaria pediátrica, 15 leitos de UTIN médio risco, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) alto risco e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), além de cinco salas cirúrgicas.

Também foram projetados na reforma todos os ambientes hospitalares necessários para o pleno funcionamento dos leitos, como farmácia, almoxarifado, CME, refeitório, cozinha, expurgo, DML, entre outro.

“Essa é a segunda ampliação que fazemos aqui no Himaba. A primeira foi na época da pandemia, quando fizemos uma obra emergencial que produz resultados até hoje. Agora são mais 32 novos leitos, totalizando 228 leitos para que esse hospital possa chegar a 400 leitos mais à frente”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte Neto, destacou que o Himaba tem se consolidado como referência em atendimento materno-infantil no Estado e o investimento em estrutura é um exemplo disso. “A Secretaria da Saúde (Sesa) tem atuado para oferecer o melhor serviço de média e alta complexidade para as crianças e as mães do Espírito Santo”, frisou.

Além da abertura de novos leitos, o hospital passará a dispor de uma Sala de Pós-Alta, para facilitar o giro de leitos no hospital. Os pacientes que finalizarem seus respectivos procedimentos aguardarão no ambiente para a finalização do procedimento e/ou o transporte de alta.

Os investimentos anunciados por Casagrande para a rede de atendimento infantil de Vila Velha ultrapassam R$ 32 milhões. Entre março de 2022 e março de 2023, o espaço contabilizou 62 mil consultas ambulatoriais e 6.604 cirurgias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA