27.8 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Hermeto Pascoal homenageia ícone Marien Calixte em festival de Jazz

Leia Também

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Trabalho presencial retorna na Ales a partir desta quarta (03)

Segundo a Casa, a presença dos servidores estará de acordo com as recomendações das organizações de saúde.

População pode escolher nome do Hospital Materno Infantil da Serra

Encerra na sexta-feira (05), a escolha do nome do Hospital Materno Infantil, que está em fase de conclusão no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

O Festival será na praça Therezinha Grecchi, em Vitória

Nesta sexta-feira (18) e sábado (19) será realizada a primeira edição do Marien Calixte Jazz Music Festival. O evento gratuito que será realizado na praça Therezinha Grecchi, no bairro República, em Vitória, é composto por repertório exclusivo de músicas instrumentais executadas por de artistas consagrados.

Veja outras atrações culturais neste fim de semana!

O festival é uma grande homenagem a Marien Calixte, icônico trabalhador cultural que atuou no jornalismo, na rádio, literatura, pintura e na música, especialmente no Jazz. Ele comandou um programa de rádio por 52 anos ininterruptos, chamado “O Som do Jazz”, que foi reconhecido como o mais antigo programa latino-americano de jazz no ar ininterruptamente.

No sábado, dia 19, a programação musical também começa voltada para o público infantil, desta vez protagonizada pelo quarteto Batida Diferente (ES).
Quarteto Batida Diferente (Foto – Divulgação)

Programação de sexta-feira (18)

O festival começa sua programação com uma apresentação musical voltada para o público infantil. Na sexta-feira, dia 18 de outubro, a Banda da Polícia Militar vai mostrar toda sua criatividade musical com um repertório que promete encantar as crianças e os adultos.

Na sequência, quem se apresenta é o Tocata Brass (ES). O grupo é formado por cinco mulheres que se conheceram na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Elas já tocaram no Festival de Santa Teresa, um dos mais importantes do estado.

Ainda na sexta, quem se apresenta no Festival é Duo Finlândia (SP/ ARG). A dupla é formada por um argentino e um brasileiro. O duo foi formado em 2010, com um jazz sofisticado fusionado com ritmos latino-americanos, misturando o violoncelo com o acordeão, teclado e sons eletrônicos. Com cinco CD´s lançados, o Duo Finlândia tem prêmios acumulados e já tocou em 19 países.

O encerramento da programação da sexta-feira ficará por conta de Afonso Abreu Trio (ES) com um show “O Som do Jazz” em homenagem à Marien Calixte. Se juntam à Afonso Abreu no palco os músicos Pedro de Alcântara (piano) e Marco Antônio Grijó (bateria), além do convidado especial o saxofonista Ailton Paulo “Colibri”.

Pianista Jonathan Ferr (Foto – Divulgação)

Programação de sábado (19)

No sábado, dia 19, a programação musical também começa voltada para o público infantil, desta vez protagonizada pelo quarteto Batida Diferente (ES). O repertório especialmente pensado para as crianças está no primeiro set da apresentação. O quarteto de jazz contará também com a participação especial de Joyce Rodrigues (ES).

Na sequência, sobe ao palco Alexandre Borges Quinteto (ES), que tem shows realizados dentro e fora do país. O grupo tem influência dos “Grooves” e as harmonias do “Smoth Jazz”, do “Jazz fusion” e da “Música Brasileira”. Acompanhado dos músicos Hugo Maciel (baixo), Alexandre Matos (teclado), Sérgio Rouver (saxofone) e Mazinho Lima (bateria/percussão), Borges promete um show dinâmico, técnico e dotado de muitos improvisos.

O sábado ainda terá, pela primeira vez no Espírito Santo, o pianista Jonathan Ferr (RJ) apresentando o show de seu trabalho “Trilogia do Amor” no Festival. O pianista foi a única apresentação instrumental do Rock In Rio 2019 e tem liderado um movimento de música instrumental urbana no Rio de Janeiro. O artista carioca tem se destacado na cena instrumental, propondo uma sonoridade inovadora que ele chama de Urban Jazz.

O show de encerramento do Marien Calixte Jazz Music Festival será comandando por Hermeto Pascoal e Grupo. O lendário multi-instrumentista toca teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e uma infinidade de instrumentos. A apresentação promete ser uma das mais aguardadas, inclusivas e divertidas do festival.

Hermeto Pascoal compõe sem parar. Reconhecido e adorado mundialmente por seu papel na história da música brasileira, criou conceitos como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente. O “ bruxo dos sons” ou o “mago”, como é chamado, é considerado por boa parte dos músicos um dos maiores gênios em atividade na música mundial.

Após o festival, no dia 20, domingo, haverá ainda um workshop com Hermeto Pascoal para 30 músicos. “Tenho algumas criações que ainda nem botei nome e espero batizá-las durante esse encontro”, disse Hermeto.

Ele revelou que para o workshop, nada foi preparado ou ensaiado: a proposta é desafiar o músico e o ouvinte. “Falar em ensinar improvisação é jogar conversar fora. Mostro como se faz, converso, toco e, por fim, convenço de que é possível para qualquer um improvisar, cada qual de seu jeito”, destacou.

Marien Calixte (Foto – Divulgação)

Marien Calixte, sempre

Carioca do Méier, filho de um paisagista francês que lutou na 1ª Guerra Mundial, Marien Calixte nasceu em 20 de outubro de 1935 e radicou-se no Espírito Santo aos dez anos de idade. Durante mais de cinco décadas, dedicou-se ao jornalismo, ao rádio, à literatura, à pintura e à música.

Foi produtor e gestor cultural, diretor de teatro, diretor de redação dos jornais A Gazeta, A Tribuna e O Diário, além de ser especialista em jazz.

Publicou 20 livros, entre biografias, ficções e haicais. Marien Calixte foi um dos maiores especialistas de jazz do Brasil. Morou por 20 anos na Mata da Praia e sempre era visto caminhando pelo bairro. Faleceu em 2013, vítima de Mal de Parkinson.

Marien Calixte Jazz Music Festival
Data: 18 e 19 de outubro
Local: praça Therezinha Grecchi, bairro República, Vitória
Ingresso: ao ar livre, sem necessidade de ingresso
Horário: a partir das 18h
Informações: www.festivalmariencalixte.com.br
https://www.facebook.com/festivalmariencalixte/
Dia 18/10 – sexta-feira
18h – Banda da Polícia Militar (Repertório Infantil)
19h20 – Tocata Brass (ES)
20h40 – Duo Finlândia (SP/ARG)
22h – Afonso Abreu Trio com participação de Colibri (ES)
Malê Dixielad – intervenções (ES)
Dia 19/10 – sábado
18h – Batida Diferente (ES) com participação de Joyce Rodrigues (Repertório Infantil)
19h20 – Alexandre Borges Quinteto (ES)
20h40 – Jonathan Ferr (RJ)
22h – Hermeto Pascoal e Grupo
Malê Dixielad – intervenções (ES)
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Ao avaliar os dados de atividade, Roberto Campos Neto também afirmou que houve uma piora crescente da expectativa entre agentes econômicos sobre o PIB.

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Vida Capixaba

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.
Continua após publicidade