A equipe de captação externa do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) coletará sangue e cadastrará possíveis doadores de medula óssea na Universidade Vila Velha (UVV), nesta quinta-feira (01), das 08 às 16 horas. A ação é uma iniciativa realizada em parceria com as mídias sociais do Governo do Espírito Santo.
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 68 anos de idade – ou 16 e 17 anos de idade, desde que possuam autorização do responsável com firma registrada em cartório. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
Além disso, o interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passa por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Para realizar o cadastro de medula óssea basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.
A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.