A expectativa da Sesa é que a vacina chegue e a estratégia comece nas unidades de saúde do Estado ainda na segunda quinzena deste mês
Por Amanda Amaral
A vacina contra a gripe (influenza) vai passar a ser rotina para as crianças a partir de 06 meses a menores de 6 anos, idosos acima dos 60 anos e gestantes. O imunizante fará parte do Calendário Nacional de Vacinação e estará disponível durante todo o ano e não mais apenas em campanhas, conforme anunciou o Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que aguarda as diretrizes operacionais a serem encaminhadas pelo Ministério da Saúde e o envio dos imunobiológicos para organização da ação, que tem previsão de início, segundo o órgão federal, a partir da segunda quinzena de março.
Para os demais grupos prioritários que participam da campanha de vacinação contra influenza, a imunização seguirá na estratégia especial. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo, destacou que a vacinação contra a gripe deve ser realizada todos os anos, uma vez que os imunizantes recebem atualizações quanto às cepas circulantes, a fim de garantir a proteção da população.
As mudanças quanto a vacinação da gripe foram estipuladas pela Nota Técnica Nº 009/2025, que trouxe outras novidades. Com relação à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Sobre a vacina contra rotavírus, teve o período para aplicação das doses ampliado.

