22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Gripe aviária: RS suspende eventos com pássaros por 90 dias

Embora tenham sido registrados casos de gripe aviária de alta patogenicidade em países vizinhos, o Brasil ainda é livre da doença

Como forma de prevenção ao risco de entrada, no Brasil, do vírus da gripe aviária, o Estado do Rio Grande do Sul decidiu suspender, por 90 dias a partir de 17 de fevereiro, todos os torneios de canto e exposições de pássaros nativos e exóticos, mesmo aqueles que já tinham autorização emitida.

Conforme nota da Secretaria de Agricultura gaúcha, também foi suspenso, pelo mesmo período, todo e qualquer encontro de criadores de aves.

- Continua após a publicidade -

“A medida atende à Instrução Normativa 1/2023, emitida de forma conjunta entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), como forma preventiva à gripe aviária”, cita a pasta.

Embora tenham sido registrados casos de gripe aviária de alta patogenicidade em países vizinhos, como Argentina e Uruguai, o Brasil ainda é livre da doença. Diante disso, o governo gaúcho disse ter aumentado a vigilância e as medidas preventivas, “já que a exposição às aves silvestres migratórias infectadas é o principal fator de risco de transmissão para as aves domésticas”.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA