32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Gravidez após os 50: ginecologista tira dúvidas sobre o assunto

Os fãs da atriz Claudia Raia, de 55 anos, vibraram quando ela anunciou esta semana que está grávida do terceiro filho, que é fruto do seu atual relacionamento com o artista Jarbas Homem Mello, de 53 anos

Por Paula Bourguignon

No seu post na rede social, a atriz aparece ao lado de esposo muito felizes anunciando a chegado do herdeiro, mencionando: “Não é novidade nosso sonho de sermos pais. E não é que ele se realizou? Eu e @jarbashomemdemello estamos grávidos”. O post rendeu nada menos que 1.241.236 curtidas.

- Continua após a publicidade -

Claudia já é mãe de Enzo, de 25 anos, e Sophia, com 19 anos, ambos do seu primeiro casamento com o ator Edson Celulari.

A atriz deu a entender que o processo aconteceu naturalmente, sem intervenções médicas, como fertilização in vitro.

Mas como acontece a fertilização in vitro? É uma técnica mais complexa de Reprodução Assistida. Consiste em fecundar óvulo e espermatozoide em ambiente laboratorial, formando embriões que serão cultivados, selecionados e transferidos ao útero da mulher.

Será que ocorre algum risco engravidar nesta idade? De acordo com a ginecologista da Unimed Vitória Anna Carolina Bimbato, existe a possibilidade de as mulheres engravidarem mesmo já na maturidade.

Apesar de a atriz não ter esclarecido, até o momento, se a gestação ocorreu de forma natural ou não, a ginecologista Anna Carolina Bimbato afirma que existe a possibilidade de as mulheres engravidarem mesmo já na maturidade. No entanto, é improvável que isso aconteça de forma espontânea.

De acordo com a ginecologista, mesmo após os 50 anos, mulheres em boas condições de saúde podem ter uma gravidez normal.

“Os riscos para o bebê e a mulher não dependem da idade, mas sim da saúde da mãe”, pontua Anna Carolina.

O acompanhamento da gestação também é feito do mesmo modo. “É um acompanhamento igual ao de todas as mulheres. Caso haja alguma doença prévia, ela necessitará de acompanhamento adicional”.

A ginecologista indica que todas as mulheres que menstruam e não desejam engravidar, independentemente da idade, utilizem algum método contraceptivo.

“Apenas após a menopausa, isto é, após um ano inteiro sem menstruação, e com aconselhamento médico, a mulher poderá deixar de usar esses métodos”, reforça Anna Carolina.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA