27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governo divulga planejamento para o Estado

Governo do Estado divulga Planejamento Estratégico que define os investimento até 2026

Por Rafael Goulart
O governo do estado divulgou nessa terça (28) o Planejamento Estratégico das ações governamentais previstas até o fim de 2026. O documento detalha investimentos, obras e serviços que serão realizadas ao longo da atual gestão.

“Esse modelo de planejamento nos permite selecionar projetos e programas e avançar com entregas para a sociedade”, explicou o secretário estadual de Economia e Planejamento, Álvaro Rogério Duboc Fajardo.

- Continua após a publicidade -

O secretário esclareceu que o Planejamento é guiado pelas diretrizes do governo: “O que baliza o planejamento são as diretrizes que o governador passou para a equipe: Estado mais justo, sustentável, inovador e competitivo”, acrescentou.

Educação

“A educação é o pilar do nosso governo. Abrimos 24 novas escolas de Educação em Tempo Integral e entregaremos mais 76 até o final de 2026”, comemorou o governador Renato Casagrande.

Além disso o Estado tem o objetivo de ofertar mais 30 mil vagas para alunos das escolas municipais por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI).

Outro programa em parceria com os municípios é o Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES) que já contempla 78 municípios com repasse de recursos. Por meio do PAES também será financiado a construção e ampliação de 320 escolas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental.

“Entregamos dois Centros Estadual de Ensino Técnico (CEET) e vamos entregar outros quatro em Castelo, Vargem Alta, Afonso Cláudio e Serra até o fim de 2026”, lembrou o governador sobre os centros de profissionalização técnica ofertados pelo Estado.

Saúde

 A construção do Complexo de Saúde para o Norte do Estado também está prevista para ser iniciada nessa gestão de 2023 a 2026. O hospital contará com 260 leitos, hemocentro, farmácia cidadã e centros regionais de especialidades.

Também está previsto o início da obra do Hospital de Colatina, o Novo Sílvio Avidos que vai ofertar 260 leitos. Já na Grande Vitória, a obra do Hospital Geral de Cariacica deve ser entregue até o fim da gestão.

Com os investimentos o Estado pretende ampliar a oferta de cirurgia eletivas para 110 mil procedimentos por ano.

Segurança

Ao todo serão feitas 70 obras na área da Segurança Pública:

  • 7 obras de reformas nas Unidades de Segurança da Polícia Civil
  • 8 obras de manutenção nas Unidades de Segurança da Polícia Civil
  • 24 obras de construção e melhorias das Unidades de Segurança da Polícia Militar
  • 5 obras de melhoria de infraestrutura na Secretaria Estadual de Segurança Pública
  • 11 obras de manutenção em Unidades de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo: Quartel de Marechal Floriano, UP Aracruz, UP Nova Venécia, Comando Geral, UP Cariacica, UP São Mateus, DepMat, UP Venda Nova do Imigrante, UP Serra, UP Vila Velha e UP Guarapari
  • 15 obras de construção de Unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo: Centro de Treinamento, Centro de Logística do CBMES, UP de Cachoeiro de Itapemirim, UP de Colatina, UP de Linhares, Companhia de Salvamento Aquático, Posto Avançado de: Baixo Guandu, Santa Leopoldina, Iúna, Marataízes, Castelo, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, Mimoso do Sul, Complexo Administrativo do Comando Geral,

Mobilidade

Está no planejamento a implantação do Corredor Metropolitano Sul que será exclusivo para ônibus. Serão realizadas obras na avenida Carlos Lindemberg e a construção de alças para dar acesso da Segunda Ponte ao Terminal de Jardim América.

Também está previsto a conclusão da ciclovia na Terceira Ponte e do Trevo de Carapina, além da construção do Novo Terminal de Carapina e o início da Segunda Etapa do Corredor Leste-Oeste.

No interior, 23 obras recuperação de rodovias estaduais estão em execução e outras 154 deverão ser licitadas até o fim da gestão, em 2026.

Infraestrutura

Em convênio com bairros e municípios, o governo vai investir R$ 1 bilhão em obras de pavimentação, drenagem e iluminação pública. 

O governo também pretende melhorar a cobertura do sistema de abastecimento de água e esgoto sanitário com novas unidades de abastecimento em 15 municípios.

Agricultura

O Projeto Caminhos do Campo conta com 25 obras de pavimentação de vias vicinais no meio rural, reabilitação de 70 quilômetros de trechos dessas vias e a doação de 1.500.000 m² de blocos para prefeituras realizarem pavimentação.

Meio Ambiente

O Projeto Reflorestar tem previsão de atender 2.800 novas propriedades rurais para viabilizar a restauração de cerca de 5.600 hectares.

Para trazer mais segurança hídrica, o Projeto Barraginhas terá ampliação dos convênios já em execução.

Além disso, “o Estado tratará pela primeira vez da saúde e bem estar animal”, destacou o governador sobre a iniciativa na área de Meio Ambiente.

Mudanças Climáticas

O governador também divulgou Plano Estadual de Mudanças Climáticas que lançará o projeto de Mercado de Carbono Capixaba além de outras políticas voltadas para a economia verde.

Social

Na área social, o governador anunciou 145 obras de ampliação e construção de unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centro de Referência Especializados de Assistência Social e Centros POP.

Também há destaque para a segurança alimentar e nutricional com a expansão de 15 bancos de alimentos já em funcionamento, implementação de Restaurante Popular e expansão de Cozinhas Comunitárias.

Os idosos também estão assistidos pelo planejamento com investimentos para implantação de serviços de acolhimento institucional e em domicílio para pessoas idosas, expansão de vagas e implantação do projeto de transferência de renda  para pessoa idosa e com deficiência.

E os jovens contarão com 14 Laboratórios de Potencialidades  (LabPocas) nos Centros de Referência da Juventude (CRJs).

Cultura, Esporte e Lazer

Para fomento da cultura serão mais de 1.300 premiações, por meio de editais, para projetos artísticos e culturais, além de apoio a 120 projetos do Estado Presente.

Também está previsto para o fim de 2026 a entrega de 38 quadras poliesportivas, 4 espaços esportivos, 350 academias populares, 92 campos Bom de Bola e de 20 campos oficiais.

Os atletas capixabas podem concorrer a uma das 960 Bolsas Atleta Capixabas oferecidas pelo governo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA