23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Governo apresenta projeto da barragem de Montanha

A apresentação realizada no teatro municipal reuniu aproximadamente 300 pessoas e visou a garantir o abastecimento de água na região e adjacências

Para garantir o abastecimento de água à população de Montanha durante os períodos de estiagem, a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) apresentou, nessa quinta-feira (27), o projeto da barragem que será construída no município. O evento ocorreu no teatro municipal.

Além do secretário da Seag, Octaciano Neto, participaram da apresentação o vice-governador do Estado, César Colnago, a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, vereadores e lideranças municipais e estaduais. Mais de 300 pessoas acompanharam o evento.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Seag, a barragem de Montanha terá capacidade para armazenar mais de 2,4 bilhões de litros de água em uma área de mais de 65 hectares, o que garante o abastecimento de água na cidade por mais de dois anos. Além disso, o Programa Estadual de Construção de Barragens vai investir R$ 60 milhões até 2018 para a construção de 60 reservatórios de água em todo o Espírito Santo.

O secretário explicou que em breve será iniciado o processo de licenciamento ambiental da obra, depois segue para licitação e construção. A expectativa é que a obra seja iniciada em oito meses. A barragem ficará no córrego Montanha, às margens da Rodovia ES 209.

“Viemos a Montanha para apresentar o projeto da barragem no município. O projeto está na última revisão e vamos iniciar o processo de licenciamento ambiental nos próximos dias. O reservatório vai atender toda a cidade, a indústria e o entorno. É um volume robusto de água e vai resolver definitivamente o abastecimento de água de Montanha”, disse Octaciano Neto.

Já o vice-governador, César Colnago disse que o projeto só trará benefícios ao município e áreas adjacentes. “O projeto que viemos apresentar hoje é fruto do esforço conjunto da prefeitura, da Secretaria de Agricultura e dos produtores que cederam a área para a construção da barragem.  É preciso também que haja uma mudança na maneira de consumir água, na capacidade de se fazer agricultura de forma sustentável, reflorestar e cuidar das nascentes “, afirmou.

A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, agradeceu ao governo pelo investimento e disse que a obra será fundamental para garantir o abastecimento de água da cidade. O projeto da obra foi elaborado pela Prefeitura.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA