24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Governador divulga novo mapa de risco. Confira!

O governador Renato Casagrande divulgou, no início da noite desta sexta-feira (16), o novo mapa de risco para os municípios no Espírito Santo. O número de municípios no risco extremo para transmissão do novo coronavírus caiu de 42 para 30 no Espírito Santo.

“Melhoramos a posição de alguns municípios. O Mapa de Risco é um sinal de melhoria, é um sinal de que estamos avançando positivamente”, destaca o governador Casagrande.

- Continua após a publicidade -

A nova classificação começa a valer na próxima segunda (19) e ainda traz um aumento na quantidade de cidades no risco alto, que passou de 34 para 39.

Comércio

O governador reforçou que, nas cidades de risco extremo, as atividades comerciais só podem funcionar de quarta a sexta-feira em horários limitados. Entretanto, por conta do feriado de Tiradentes, na próxima quarta (21), Casagrande informou que será feita uma exceção e os comércios poderão funcionar na terça, quinta e sexta, exclusivamente na semana que vem.

Nas cidades de risco extremo, também não há transporte coletivo aos feriados e finais de semana (o serviço é apenas destinado aos profissionais de saúde).

Nos município com o risco alto, o comércio funciona de segunda a sábado, e no risco moderado não há dias limitados.

Educação

O governador ainda anunciou que, nas cidades de risco alto, irá autorizar o atendimento individual dos professores aos alunos, onde os estudantes não ficarão só limitados ao atendimento virtual nesses lugares. Porém, no risco extremo, as regras continuam as mesmas, ou seja, escolas fechadas para aulas presenciais e desenvolvendo somente atividades remotas ou virtuais. No risco moderado, as aulas presenciais seguem permitidas.

Segundo o Governo do Estado, o Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA