Golpes da falsa central telefônica e do falso funcionário de banco tiveram crescimento de 340%. Banestes identificou ataques e faz alerta aos clientes
Por Samantha Dias
Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que no primeiro bimestre de 2021, os ataques de phishing – tipo de técnica utilizada para enganar pessoas e coletar dados confidenciais – cresceram 100% em relação ao ano passado. Já os golpes da falsa central telefônica e do falso funcionário de banco tiveram crescimento ainda maior, de 340%.
O Banestes identificou tentativas de fraude usando o golpe da falsa central de atendimento telefônico, por isso, faz um alerta para os clientes. Nesse caso, o fraudador liga para a vítima se passando por funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem relacionamento. O criminoso informa que há irregularidades na conta ou aplicativo, como dados cadastrais incorretas ou transações suspeitas. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima.
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Os criminosos podem simular o número de telefone do banco ao ligarem para os clientes, dizendo que há problemas na habilitação do aplicativo ou operações suspeitas na conta ou no cartão. E os golpistas podem usar recursos tecnológicos, como gravações e menus, para aumentar a confiança junto à vítima.
Como se prevenir?
A gerente de Segurança da Informação e Fraudes do Banestes, Thais Helena Nakassima, ressalta que é fundamental que o correntista tenha consciência de sua participação na segurança do próprio patrimônio, mantendo guardados dados pessoais e confidenciais, bem como acessar, exclusivamente, os canais oficiais da instituição.
E faz um alerta: “Nunca ligamos para a casa do cliente solicitando que ele execute uma transação ou que ele desfaça uma transação. O banco jamais faz isso. Da mesma forma, o banco nunca liga para você e pede para que você digite senha ou dê informações. Caso você receba esse tipo de contato, desligue imediatamente e fale com nossa equipe da forma que usualmente você faz”, alertou Nakassima.
Informações importantes para não cair em golpes:
- O Banestes nunca liga para os clientes solicitando dados de acesso, senhas ou códigos dos dispositivos de segurança, acesso a sites não oficiais ou execução de downloads.
- O Banestes nunca liga solicitando acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações com digitação de senhas ou códigos de dispositivos de segurança.
- O Banestes não entra em contato solicitando código do BToken, nem foto do código.
- O Banco não entra em contato para agendar a entrega de cartões de crédito.
- o banco não solicita seus dados, suas senhas ou códigos de acesso para contestar transações ou desabilitar/atualizar dispositivos do App Banestes ou App Banestes Cartões.
- Desconfie de ofertas milagrosas ou solicitações urgentes, em geral os golpistas utilizam-se dessas abordagens para envolvê-lo.
Com informações do Banestes