26 C
Vitória
sábado, 13 abril, 2024

Fotógrafos capixabas protagonizam minissérie na TV

O Espírito Santo pelas lentes e histórias do fotojornalismo vira minissérie de TV

Por Rafael Goulart

A Minissérie capixaba “Fato e Versão” estreia nesta sexta(24) e resgata a história recente do Espírito Santo por meio de entrevistas e fotos de quatro pioneiros do fotojornalismo no estado: Antônio Moreira, Gildo Loyola, Nestor Müller e Rogério Medeiros.

- Continua após a publicidade -

Além de terem atuado nos grandes veículos de imprensa do Espírito Santo, cada um dos quatro também acabou virando notícia em algum momento marcante. O fotógrafo Antônio Moreira, por exemplo, foi tomado de refém durante uma rebelião na casa de Detenção de Vila Velha, em 1990.

“Apesar de terem sido fatos marcantes para o Estado e se tratarem de profissionais muito importantes para a nossa história, não contamos com livros, filmes, banco de dados a respeito. Temos a sorte de tê-los conosco, eles que são ao mesmo tempo autores das fotos e testemunhas dos fatos”, explica o diretor Bruno Zorzal.

“Ao rememorar histórias importantes e mesmo esquecidas, do tempo em que a fotografia era analógica e impressa em papel jornal, a minissérie gera material inédito para consultas futuras”, complementa a diretora Adriana Jacobsen.

As histórias das fotos e por trás das fotos desses ícones do jornalismo capixaba será contada nos quatros capítulos da minissérie que estreia nesta sexta (24), às 19h15, na TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES) e também na internet no site do Instituto Marlin Azul, também parceiro da inciativa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -