24.9 C
Vitória
sexta-feira, 14 junho, 2024

Findes projeta crescimento de 3,1% da economia capixaba em 2024

A estimativa da instituição é que no próximo ano todas as atividades da economia do Espírito Santo vão ter saldo positivo

Marco Antonio Antolini 

O cenário de projeção da economia capixaba aponta um crescimento de 3,1% em 2024, acima da média nacional, que está estimada em 1,7%. A previsão foi feita pelos economistas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e divulgadas esta semana. Os dados apontaram ainda que, em 2023, o crescimento será de 4,8% para o estado e 2% para o Brasil.

- Continua após a publicidade -

A projeção da Findes estima que em 2024 todas as atividades econômicas do Espírito Santo vão ter saldo positivo, com destaque para a indústria total, cuja projeção é crescimento de 6%, seguido pela agropecuária, com 3,2%, e o setor de serviços, com índice de 2,8%.

Mesmo com a projeção do crescimento, os economistas da Findes apontaram alguns desafios que deverão ser enfrentados em 2024, a exemplo das mudanças climáticas e a transição energética, com a meta de implantar para uma economia de baixo carbono, ou seja, que produz baixos níveis de emissões de gases do efeito estufa, a chamada também de economia verde.

Ainda dentro dos desafios para o Brasil e com impactos na economia do Espírito Santo, de acordo com os especialistas, estão a regulamentação da reforma tributária, a desaceleração da economia global, a convergência da inflação para a meta e, finalmente, o avanço da política industrial para o país, a neoindustrialização.

Investimentos

Entre as perspectivas para 2024 e os próximos e cinco anos está o investimento de R$ 47,8 bilhões no Estado, recursos do setor público e privado. “A gente caminha numa crescente contínua de investimentos do setor industrial do Espírito Santo. Temos ainda um volume importante de R$ 1,35 bilhão de investimentos em obras em rodovias, algo fundamental do Espírito Santo”, afirmou a presidente da Findes, Cris Samorni. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Findes).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA