- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Fia quer esclarecer drama do pódio de Alonso

Diante da polêmica, o órgão quer abordar as circunstâncias do fato para que tudo seja esclarecido antes da realização do GP da Austrália

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promete discutir nesta semana o assunto que virou polêmica ao final do GP da Arábia Saudita envolvendo o terceiro lugar de Fernando Alonso.

Depois de cruzar a linha de chegada atrás dos dois carros da Red Bull, e comemorar o feito, o espanhol perdeu o pódio em Jeddah por ter sido punido com dez segundos após a bandeirada. Em seguida, depois do protesto da Aston Martin, a decisão foi revista e o piloto acabou reintegrado à condição de terceiro colocado.

Diante da polêmica, o órgão regulador da entidade quer abordar as circunstâncias do fato para que tudo seja esclarecido antes da realização do GP da Austrália, que está marcado para o dia 2 de abril, pela terceira etapa do Circuito Mundial de Fórmula 1.

- Continua após a publicidade -

“O pedido aos Comissários Desportivos para a revisão da decisão inicial foi feito na última volta da prova. A decisão dos comissários de ouvir e conceder o Direito de Revisão pelo Concorrente foi resultado de novas evidências sobre a definição de “trabalhar no carro” para a qual havia precedentes conflitantes e isso foi exposto por essa circunstância específica”, afirmou um dos representantes da entidade que comanda a F-1.

Na largada, Alonso foi penalizado em cinco segundos por alinhar, de forma incorreta, o seu carro na caixa de grade. Após conseguir a pole logo de cara, ele cedeu a liderança para o mexicano Sergio Pérez na volta de número quatro e passou a administrar a diferença para o líder da prova.

Durante a disputa, o bicampeão mundial acabou por optar em fazer a troca de pneus quando um safety car foi acionado. Ao entrar nos boxes, os mecânicos esperaram os cinco segundos antes de iniciar a operação. No entanto, um macaco ficou encostado na traseira do AMR23 e esse detalhe acabou sendo alvo de reclamação, o que originou nova sanção ao espanhol.

Com a perda do terceiro lugar, a Aston Martin, após um direito de revisão, conseguiu com que a decisão fosse anulada. Dessa maneira, Fernando Alonso teve a terceira colocação recuperada e conseguiu comemorar o seu centésimo pódio na carreira na Fórmula 1.

- Continua após a publicidade -

“Não houve um acordo claro que pudesse ser invocado para determinar que as partes concordassem que um macaco tocando um carro equivaleria a trabalhar no carro. Nessas circunstâncias, consideramos que nossa decisão original de impor uma penalidade ao carro 14 precisava ser revertida e o fizemos de acordo”, afirmou um comissários da corrida.

Diante do impasse criado, um porta-voz da FIA anunciou que o tema será discutido na próxima reunião do Comitê Consultivo Esportivo que acontecerá nesta quinta-feira para esclarecer qualquer confusão para eventos futuros.

Com informações Agência Estado

Leia Mais

FIA bane truque do motor utilizado por Mercedes...
Massa revela estar confiante em ser declarado campeão...
Fernando Alonso pode ser substituto de Hamilton na...
Acidente de Bearman: a batida que pilotos temiam...
Alonso supera Verstappen e lidera 2º treino do...
Senna será homenageado em capacete de piloto da...
Antonelli quer aproveitar pausa da F1 para correr...
FIA divulga protótipo e novo carro da F1...
Nelsinho Piquet crê que ‘Cingapuragate’ já foi resolvido
Justiça inglesa: Massa vence e F1 pagará R$...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -

Matérias relacionadas

- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -