26.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

Exposição Tekoa percorre o Espírito Santo com arte e cultura indígena

Mostra gratuita apresenta ilustrações, esculturas e contos que resgatam a ancestralidade dos povos originários e promovem reflexões sobre identidade e história

Por Jessica Coutinho

A Exposição Itinerante Tekoa chega ao Espírito Santo em fevereiro, levando arte, cultura e educação para destacar a ancestralidade indígena. Com ilustrações, esculturas e contos que resgatam tradições e refletem sobre o apagamento histórico dessas comunidades, a mostra passará por três cidades capixabas, com acesso gratuito.

A exposição reúne 14 quadros do artista Edson Pedroza, que retratam os deuses indígenas mais cultuados no Brasil. As ilustrações fazem parte do livro Curumim Yby, de Guilherme Nascimento, que apresenta a mitologia indígena de forma acessível e didática. Além dos quadros, a mostra contará com objetos de barro, destacando a identidade cultural e os processos artesanais dos povos originários.

A Exposição Tekoa nasceu com o propósito de dar visibilidade às culturas indígenas. “Queremos resgatar as raízes de muitos que foram afastados dessa ancestralidade, além de reforçar a luta contra a apropriação cultural”, afirma Thamilles Rodrigues, proponente do projeto e artista de raízes indígenas.

Durante a exposição, o público poderá receber gratuitamente o livro Curumim Yby, que traz contos sobre os deuses indígenas e um QR Code com tradução das histórias para a língua tupi-guarani, reforçando a importância da preservação linguística.

O projeto é uma criação da Casa Roxa, com realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo. Também conta com apoio dos Centros de Referência da Juventude (CRJ), mantidos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e geridos pela SEDH em parceria com a Organização da Sociedade Civil Salesianas Instituto Abequar, além da Prefeitura de Marataízes.

Serviço

Exposição Tekoa – Raízes da Ancestralidade
Quando: de 10 a 14 de fevereiro, no CRJ São Mateus; de 17 a 21 de fevereiro, no CRJ Colatina e de 24 a 27 de fevereiro na Sede da Secretaria Municipal de Cultura de Marataízes
Entrada gratuita

LEIA MAIS
Padre Reginaldo Manzotti encerra a Festa da Penha 2025 Padre Reginaldo Manzotti encerra a Festa da Penha 2025 - Apresentação acontece no Parque da Prainha após a missa de encerramento e faz parte das celebrações dos 455 anos da festa religiosa Por Jessica Coutinho…
Santa Jazz confirma nova edição para junho em Santa Teresa Santa Jazz confirma nova edição para junho em Santa Teresa - Festival reúne grandes nomes do jazz, blues e bossa nova em três dias de programação no Centro de Eventos da cidade

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba