27.6 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro, 2020

Remédios para sono e ansiedade matam mais que cocaína

Leia Também

Assistente virtual vai tirar dúvidas dos eleitores

TRE-ES apresenta Bel. A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, dentre outras

Justiça concede liminar suspendendo o retorno às aulas

A juíza Alzenir Bollesi de Pla Loeffler, da 13ª Vara do Trabalho de Vitória, determinou, nesta quarta-feira (30), a suspensão do retorno às aulas presenciais da rede privada do Espírito Santo anunciado pelo governador Renato Casagrande para a próxima segunda-feira (5).

Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama

Começa nesta quinta-feira (01) a campanha Outubro Rosa. Com o tema “Quanto antes melhor”, lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Estudos feitos pela Universidade da Colúmbia Britânica revelam que a benzodiazepina (BZD) é o principal problema. O composto pode causar dependência e síndrome de abstinência

Duas pesquisas divulgadas no American Journal of Public Health revelaram que o uso excessivo de remédios para tratamento de sono e ansiedade causa risco de morte maior do que o consumo de drogas, como cocaína e heroína.

De acordo com os cientistas de ambos os levantamentos – feitos pela Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), de Vancouver, no Canadá – a benzodiazepina (BZD) é considerada como o principal problema. O componente, que é encontrado em medicamentos como Rivotril, Valium, Xanax e Ativan oferece um risco de morte 1,86 vezes maior do que o uso de drogas ilegais.

A primeira pesquisa foi realizada com 2.802 participantes usuários de benzodiazepinas, que foram entrevistados semestralmente durante cinco anos e meio. Ao final do levantamento, 18,8% dos participantes morreu. Um fato curioso que chamou a atenção dos cientistas é que mesmo depois de isolar outros fatores, como comportamentos de alto risco e uso de drogas ilícitas, a taxa de mortalidade continuou alta entre os usuários do composto.

O segundo estudo, realizado com uma parte menor do mesmo grupo, examinou a ligação entre o componente e a infecção por hepatite C, revelando que a infecção foi 1,67 vezes maior nos que usaram remédios à base do composto. “O interessante sobre isso é que é uma droga prescrita e as pessoas pensam que estão seguras.  Mas, provavelmente, estamos prescrevendo essas drogas de uma maneira que está causando danos”, revelou o pesquisador Keith Ahamad.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a benzodiazepina só deve ser prescrita para tratar “ansiedade ou insônia grave, incapacitante, que cause angústia extrema”. Por causar dependência e síndrome de abstinência, o composto deve ser usado em dose eficaz mínima e durante pouco tempo.

 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Trinta startups vão para a fase final de edital da Petrobras e Sebrae

Programa procura soluções inovadoras para diversas áreas. Saiba mais! Trinta startups foram selecionadas para a fase final da segunda edição do Programa Petrobras Conexões para Inovação -...

Brasil será o primeiro país a receber sistema de pagamentos pelo WhatsApp

Segundo Mark Zuckerberg, o serviço também estará disponível para pequenas empresas, que poderão fazer vendas diretamente pelo aplicativo.

Findeslab e Sesi aprovam três projetos de inovação para a indústria

Os projetos fazem parte do segundo ciclo do “Edital de Inovação para a Indústria” em duas categorias. São mais de R$ 2 milhões em recursos para o desenvolvimento das soluções propostas.

Empresas deverão investir em tecnologia no pós-pandemia

A tendência, contudo, veio para ficar, e agora que já se provou mais do que necessária, a tecnologia é o grande foco de investimento das empresas, para o momento atual e o futuro.

Pesquisa revela que empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Nova LEI proíbe fumar em parques públicos de Vitória

Agora é lei em Vitória: fica proibido fumar nos parques públicos municipais. Não será permitido o fumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

Hoje é dia da moqueca capixaba

A data, 30 de setembro, foi instituída por meio de lei municipal nº 8.313/12 e faz parte do calendário oficial de Vitória

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.
Continua após publicidade