Uma verdadeira inspiração. Esse é Pedro Francisco de Souza, de 102 anos, aluno da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe.
Por Munik Vieira
O senhor Pedro decidiu voltar a estudar para desenvolver melhor a fala, a leitura e a escrita, e se inscreveu no curso de qualificação de montador e reparador de computadores, do Senai.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O filho do aposentado, André Conceição de Souza, de 46 anos, também se inscreveu em um curso de qualificação e ambos iniciam os estudos no mês de julho.
“O mundo está moderno, e eu quero fazer parte dele. Decidi escolher aquilo que eu acho que vou ter mais para aprender: o curso de computador. As coisas mudaram muito ao longo dos anos. Ainda tenho que aprender mais e vou conseguir graças a essa oportunidade”, explicou Pedro.
História
Pedro nasceu às 4 horas da madrugada, no dia 18 de outubro de 1918, uma sexta-feira, em Santana do Catu, região da Grande Salvador, na Bahia. Hoje, o município se chama apenas Catu.
É pai de 14 filhos, os quais criou com a profissão de oleiro, aprendida com o pai e que exerceu por mais de 40 anos. Sobre o fato de voltar a estudar, ele diz: “O meu estudo é pouco. Sem ler não podemos falar, não podemos fazer um nada, é por isso que continuo estudando. A gente fica uma pessoa civilizada, não tem medo de conversar com o povo, traz conhecimento. Enquanto há vida, há esperança. Eu quero estudar enquanto eu tiver saúde”.