Estado Presente: Segurança lança modelo on-line de monitoramento

Por meio de uma área no portal da Sesp, as autoridades cadastradas acompanharão as estatísticas da região de atuação (Fotografia - Hélio Filho)

Dados poderão ser acompanhados diariamente para que ações estratégicas integradas possam ser tomadas

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, e o subsecretário de Gestão Estratégica da SESP, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, apresentaram o novo sistema de monitoramento de indicadores de criminalidade ao governador do Estado, Renato Casagrande, durante a segunda reunião de avaliação e acompanhamento dos indicadores do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizada nessa segunda-feira (15), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Agora, os dados da violência poderão ser acompanhados pelas autoridades diariamente, de forma on-line, com a possibilidade de definição dos planos de ações das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) de todo o Espírito Santo. Casagrande elogiou a novidade durante a reunião.

“É uma novidade excelente, que vai nos ajudar a definir as estratégias e trazer as informações diariamente das áreas de atuação do nosso programa Estado Presente”, afirmou o governador.

Agora, por meio de um link disponível no portal da Sesp, as autoridades cadastradas vão acompanhar as estatísticas da região de atuação, que vai englobar crimes letais violentos e crimes contra o patrimônio, em geral, focos principais do Estado Presente.

O secretário Roberto Sá elogiou a evolução tecnológica em apenas quatro meses de gestão e fez questão de destacar o trabalho incessante das equipes de Tecnologia da Informação (TI), do Observatório da Segurança Pública e gerência de Projetos Especiais da Sesp.

“Temos que parabenizar a equipe, que tem sido cobrada de forma intensa e tem correspondido com competência, coordenada pelo subsecretário Souza Reis, e nos entrega agora esse sistema que vai dar mais praticidade ao levantamento de dados das criminalidades nas RISPs do Estado Presente”, destacou.

O novo sistema de monitoramento de indicadores de criminalidade foi apresentando pelo secretário de Segurança, Roberto Sá (Fotografia – Hélio Filho)

O subsecretário de Gestão Estratégica, coronel Souza Reis, ainda ressaltou a importância da nova ferramenta no aprimoramento das ações de enfrentamento à violência.

“A ferramenta customizada chega para os operadores de Segurança Pública acompanharem os indicadores de criminalidade monitorados pelo Programa Estado Presente e registrarem as ações desenvolvidas pelos gestores, na solução para o enfrentamento desses índices. Agora vamos seguir com o treinamento do pontos focais de cada RISP e AISP para operacionalização efetiva do sistema. Em paralelo, vamos seguir em parceria com o Instituto Jones do Santos Neves para o aprimoramento ainda maior e mais detalhado dos dados estatísticos”, concluiu.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!