- Continua após a publicidade -

Espírito Santo tem mais de 160 mil doadores de medula óssea cadastrados

De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil tem pouco mais de 5,2 milhões de doadores cadastrados. Só no Espírito Santo são 161.536 mil cadastros, sendo 5.667 foram realizados de janeiro a julho de 2020. No ano de 2019, nesse mesmo período, o Estado registrou 5.338 novos cadastros.

Neste sábado (19), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. A data é lembrada no terceiro sábado de setembro e tem como  objetivo de conscientizar sobre a importância de ser um doador voluntário de medula.

O  World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea foi criado pela World Marrow Donor Association (WMDA), que reúne os registros de doadores de 52 países. A data foi escolhida devido ao grande marco alcançado em 2015: 25 milhões de doadores de medula óssea registrados em todo o mundo.

A diretora do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), Marcela Gonçalves Murad, destaca o aumento na procura para a realização do cadastro e que essa solidariedade por parte dos cidadãos contribui no processo de salvar vidas.

- Continua após a publicidade -

“Anualmente, notamos um aumento significativo nos cadastros de medula óssea, contribuindo para que haja mais chances de encontrar compatibilidade entre doadores e receptores. Dessa forma, o número de vidas salvas pode ser ainda maior”, disse Marcela Murad.

Como realizar o cadastro para ser doador de medula óssea

No Espírito Santo, os cadastros para ser doador são realizados pelo Hemoes. Podem doar pessoas com idade entre 18 e 54 anos em bom estado de saúde. Ao realizar o cadastro, é coletado um tubo de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade, conhecido como Histocompatibilidade (HLA). Não é necessário jejum.

É preciso também preencher a ficha de cadastro corretamente, com nome da mãe, RG, CPF e endereço, que serão colocados no banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), com o resultado do exame de HLA.

Locais de cadastramento de doadores de medula óssea

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

- Continua após a publicidade -

Telefone: (27) 3636-7900/7920/7921

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07h às 19h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 18h20).

– Unidade de Coleta à Distância da Serra

Telefone: (27) 3218-9429/ 3218-9242

- Continua após a publicidade -

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea de encerra às 15h20).

– Hemocentro de Linhares

Telefone: (27) 3264-6000/ 3264-6019

Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).

– Hemocentro Regional de Colatina

Telefone: (27) 3717-2801

Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).

– Hemocentro Regional de São Mateus

Telefone: (27) 3767-7957

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

Leia Mais

Anvisa manda recolher lote de coco ralado ‘Casa...
BR tem menor taxa de homicídios da série...
Transtorno x dificuldade de aprendizagem: saiba identificar a...
Pedágio solidário na Terceira Ponte vai arrecadar cestas...
Sexta-feira (29) de tempo firme no ES; veja...
Doação de Medula Óssea: saiba como se tornar...
SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica
Totens de segurança chegam ao interior do ES;...
Exercícios físicos melhoram a qualidade do sono
Você conhece o movimento “1% muda o mundo”?

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -