23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Espírito Santo apresenta maior queda na produção industrial em 2018

Em relação aos últimos 12 meses, o estado capixaba também foi o que apresentou pior desempenho na indústria

A produção industrial caiu em 14 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de abril para maio deste ano. É o que mostram os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional.

O IBGE divulgou o estudo nesta quarta-feira (11). Apenas o Pará teve alta na produção no período, de 9,2%, depois de uma queda de 8,5% em abril. Segundo o Instituto, a queda foi motivada principalmente pela paralisação dos caminhoneiros no final de maio. O movimento afetou o processo de produção em várias unidades industriais do País.

- Continua após a publicidade -
Indústria no ES é a que mais caiu

Apesar de o Espírito Santo não ter registrado grande queda na produção industrial entre abril e maio (-2,3%), no acumulado do ano a história é mais preocupante. Desde janeiro, a estado capixaba foi o que mais teve recuo no desempenho (-5,1%).

O Espírito Santo também apresentou o pior resultado no acumulado dos últimos 12 meses, com queda de -1,9%.

Produção industrial

Seis estados tiveram quedas superiores à média nacional, de 10,9%, de janeiro até maio. Foram eles: Mato Grosso (-24,1%), Paraná (-18,4%), Bahia (-15%), Santa Catarina (-15%), São Paulo (-11,4%) e Rio Grande do Sul (-11%).

Os outros estados com queda na produção foram: Goiás (-10,9%), Minas Gerais (-10,2%), Pernambuco (-8,1%), Rio de Janeiro (-7%), Ceará (-4,9%), Amazonas (-4,1%) e Espírito Santo (-2,3%).

No acumulado do ano, no entanto, a indústria teve desempenho positivo em oito locais. A principal alta foi observada no Amazonas (17,9%). Já no acumulado de 12 meses, o desempenho da indústria se mostra melhor. A pesquisa registrou alta em dez dos 15 locais, com destaque, mais uma vez, para o Amazonas (10,4%).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA