32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Especialista dá dicas para comprar on-line com segurança

Aproveitar promoções, incluindo a Black Friday, requer atenção e precaução

Por Anderson Neto

Após a pandemia, muitos consumidores aderiram às compras on-line. Muitos pretendem aproveitar a Black Friday, dia de promoções mais aguardado do ano. Mas, nessas situações é preciso ficar atento para não cair em armadilhas ou golpes.

- Continua após a publicidade -

O advogado Sandro Ronaldo Rizzato, especialista em Direito Empresarial, Contratual e Tributário, afirma que é válido pesquisar sempre.

“A compra on-line, incluindo o período da Black Friday, atrai muitos consumidores que realmente estão precisando daquele produto e que se programam para a data. Então, é mais do que justo que eles tenham sucesso na compra daquilo que tanto desejam”, explica Rizzato. Nesse contexto, é importante que os clientes também estejam atentos aos seus direitos.

“Qualquer compra feita pela internet oferece o direito de devolução do produto pelo consumidor, que tem sete dias corridos para devolver caso não goste ou não concorde com o que recebeu, sendo que o custo dessa devolução deve ser arcado pela empresa que efetuou a venda”, pontua o advogado.

Rizzato lembra que é necessário levar em conta também a forma de pagamento. A maioria das compras realizadas pela internet é feita por cartão de crédito, mas algumas pessoas ainda optam pelo boleto bancário, ou até mesmo pelo Pix, modalidade em que o pagamento é imediato, o que propicia que as empresas ofereçam desconto para essa forma de pagamento.

“Se for possível, opte pelo pagamento com cartão, pois existe a possibilidade do estorno da compra e esse estorno é feito de forma mais simples pelo cartão do que em outras formas”, explica o especialista.

Para mais informações, o governo disponibiliza um site em que o consumidor pode pesquisar sobre a idoneidade das empresas. Existe também o conhecido site de reclamações on-line Reclame Aqui.

Principais dicas para compras on-line:

  • Faça uma pesquisa antecipada sobre o produto que vai comprar. Analise a marca, a loja e compare os valores.
  • Acesse sites de reclamações e veja qual a situação da empresa onde você pretende fazer a compra.
  • Veja se o produto tem avaliação/recomendação para saber o retorno dos consumidores que já compraram.
  • Fique atento aos golpes: jamais faça pagamentos por links, e não deixe salvos os seus dados de cartão de crédito, entre outras informações pessoais.
  • Desconfie de preços muito diferentes de todos os demais sites e de lojas não conhecidas.
  • Vendas feitas por meio de market places (sites ou portais que anunciam e vendem produtos de várias lojas) possuem responsabilidade solidária junto ao consumidor, mas é importante sempre ter cautela quando o preço for muito diferente dos demais sites para o mesmo produto.
  • Não existe mágica: se o produto está muito abaixo do preço de todos os demais, desconfie.
  • Se passagens ou hospedagens estão sendo ofertadas, procure os valores da oferta diretamente com o hotel ou companhias aéreas e faça comparativos. Se a oferta for absurda, desconfie e não efetue a compra, pois pode ser golpe.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA