22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

ES: produção industrial apresenta queda em março

É a primeira retração da produção industrial capixaba em 2023, indústria extrativa se destaca na comparação interanual

Por Amanda Amaral

A produção industrial capixaba apresentou retração de -1,8% em março deste ano no confronto com fevereiro de 2023. Assim, o Espírito Santo ocupou a última posição no ranking de desempenho entre os estados brasileiros, enquanto a média nacional apresentou aumento de +1,1%.

- Continua após a publicidade -

A indústria geral do Estado apresentou resultados negativos em todas as demais bases de comparação. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones Santos Neves (IJSN).

Em março, à frente do Espírito Santo no levantamento, estão Goiás e Santa Catarina, ambos registrando -1,4%, e Paraná (-1,3%). Na variação mensal, é a primeira queda da produção industrial capixaba em 2023.

Já na comparação interanual, a indústria geral do Espírito Santo apresentou queda de -1,1%, alcançando a décima 12º posição no ranking dos estados pesquisados. Neste período, duas das cinco atividades industriais capixabas apresentaram resultados positivos na comparação com março de 2022.

São elas: Indústria Extrativa (+7,6%) e Fabricação de produtos alimentícios (+1,8%). No entanto, as atividades de Metalurgia (-19,7%), de Fabricação de produtos minerais não metálicos (-16,6%) e Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (-8,0%) contribuíram negativamente na variação interanual.

Indústria extrativa

No acumulado do ano a indústria capixaba retraiu -2,9%, alcançando a 10º colocação entre as UF’s, enquanto no Brasil a variação foi de -0,4%. As atividades responsáveis por esse resultado foram: a Fabricação de produtos minerais não-metálicos (-19,9%), a Metalurgia (-10,5%), a Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (-6,9%) e a Fabricação de produtos alimentícios (-4,9%).

Entretanto, a única atividade que apresentou resultado positivo no acumulado do ano foi a Indústria Extrativa (+2,3%). No que se refere a Indústria Extrativa, esse resultado está diretamente relacionado ao aumento na produção de pelotas de minério, segundo o relatório trimestral da Vale S.A., que apresentou aumento de +29,1% em relação ao trimestre anterior e +26,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

“Corroborando a esse resultado a indústria petrolífera no Espirito Santo, vem apresentando sinais de retomada na produção de petróleo e gás natural em 2023. Na comparação com fevereiro de 2023, a produção de petróleo cresceu (+5,24%)”, destaca a análise do IJSN. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção de gás natural subiu +1,85% no período.

produção industrial
A equipe do IJSN analisa indicadores econônicos no Espírito Santo. Foto: Divulgação/IJSN

Indústria de transformação

No acumulado em 12 meses, a queda na produção industrial capixaba foi de -9,9%, enquanto o Brasil mostrou estabilidade (0,0%).

Todas as demais atividades apresentaram desempenho negativo. Nesta base de comparação, a indústria extrativa registrou -17,0% de produção. O mau desempenho da indústria de transformação (-7,6%) foi puxado pela Fabricação de produtos de minerais não metálicos (-13,4%), o destaque foi o resultado em Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (+2,7%). Cabe ressaltar que, segundo o IBGE, em abril, foram divulgados pela primeira vez os resultados da PIM Regional após as atualizações na seleção de amostra de empresas, unidades locais e lista de produtos, além da inclusão de três novos locais: Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Indústria Geral do ES – Variação (%) – Março/2023

Brasil ES
Mensal+1,1%-1,8%
Interanual+0,9%-1,1%
Acumulado no ano-0,4%-2,9%
Acumulado em 12 meses0,0%-9,9%
Fonte: Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA