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sábado, 4 maio, 2024

ES lidera uso da carteira digital para pagamentos

De maneira geral, 39% dos empreendedores presentes no ambiente digital realizam 20% das vendas em um canal digital

O Espírito Santo é o estado que mais aceita a carteira digital como forma de pagamento. Para 37% dos pequenos negócios capixabas, essa ferramenta se tornou útil e foi absorvida pelas empresas. O mesmo aconteceu com o Pix, que já é aceito por 79% dos negócios no Estado.

Os dados são do levantamento de Transformação Digital nos Pequenos Negócios realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A aceitação da carteira digital e do pix como forma de pagamento é reflexo da transformação digital das empresas que se atualizaram e passaram também a utilizar os serviços bancários digitais. Atualmente, 59% dos pequenos negócios capixabas fazem uso dos bancos digitais”, destaca a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

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Presença digital

De acordo com o levantamento, para 95% das empresas, a internet é primordial para o dia a dia dos negócios. No Espírito Santo, cerca de 56% dos empreendedores possuem perfil empresarial ativo nas redes sociais, sendo a principal delas o Instagram (96%).
Para venda, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada, com adesão de 70% dos empreendedores. Entre as opções mais recentes do aplicativo está a criação de comunidades pensada pela plataforma para os negócios.

“O recurso começou a ser disponibilizado em janeiro de 2023 para algumas contas e pode ser mais uma forma de estreitar a relação com os clientes. Agrupados em um único ambiente, eles além de receberem informações da empresa, também podem se tornar propagadores dela. Ter diversos contatos nessas comunidades é um caminho para expandir os resultados dos negócios. Para quem ainda não tem acesso às comunidades, os grupos ainda podem ser uma alternativa”, explica Adriana.

De maneira geral, os empreendedores que estão presentes no ambiente digital têm obtido bons resultados, cerca de 39% deles tem mais de 20% das vendas feitas por esses canais.

Metodologia da pesquisa

Ao todo, 6.345 empreendedores foram contatados via telefone entre os dias 25 de julho e 27 de setembro de 2022, entre eles, microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EP) de todas as regiões do Brasil, atuantes no segmento de comércio, construção e serviços.

Com informações do Sebrae/ES. 

 

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