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sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

ES lidera uso da carteira digital para pagamentos

De maneira geral, 39% dos empreendedores presentes no ambiente digital realizam 20% das vendas em um canal digital

O Espírito Santo é o estado que mais aceita a carteira digital como forma de pagamento. Para 37% dos pequenos negócios capixabas, essa ferramenta se tornou útil e foi absorvida pelas empresas. O mesmo aconteceu com o Pix, que já é aceito por 79% dos negócios no Estado.

Os dados são do levantamento de Transformação Digital nos Pequenos Negócios realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A aceitação da carteira digital e do pix como forma de pagamento é reflexo da transformação digital das empresas que se atualizaram e passaram também a utilizar os serviços bancários digitais. Atualmente, 59% dos pequenos negócios capixabas fazem uso dos bancos digitais”, destaca a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

Presença digital

De acordo com o levantamento, para 95% das empresas, a internet é primordial para o dia a dia dos negócios. No Espírito Santo, cerca de 56% dos empreendedores possuem perfil empresarial ativo nas redes sociais, sendo a principal delas o Instagram (96%).
Para venda, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada, com adesão de 70% dos empreendedores. Entre as opções mais recentes do aplicativo está a criação de comunidades pensada pela plataforma para os negócios.

“O recurso começou a ser disponibilizado em janeiro de 2023 para algumas contas e pode ser mais uma forma de estreitar a relação com os clientes. Agrupados em um único ambiente, eles além de receberem informações da empresa, também podem se tornar propagadores dela. Ter diversos contatos nessas comunidades é um caminho para expandir os resultados dos negócios. Para quem ainda não tem acesso às comunidades, os grupos ainda podem ser uma alternativa”, explica Adriana.

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De maneira geral, os empreendedores que estão presentes no ambiente digital têm obtido bons resultados, cerca de 39% deles tem mais de 20% das vendas feitas por esses canais.

Metodologia da pesquisa

Ao todo, 6.345 empreendedores foram contatados via telefone entre os dias 25 de julho e 27 de setembro de 2022, entre eles, microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EP) de todas as regiões do Brasil, atuantes no segmento de comércio, construção e serviços.

Com informações do Sebrae/ES. 

 

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