21.9 C
Vitória
terça-feira, 19 outubro, 2021

ES inicia vacinação de adolescentes; confira o cronograma na Grande Vitória

O Espírito Santo inicia nesta quarta-feira (15) a vacinação dos adolescentes capixabas de 12 a 17 anos com comorbidades

Por Munik Vieira

Também foram estabelecidos novos critérios para aplicação da dose de reforço na população idosa. As definições foram publicadas na tarde dessa terça-feira (14), por meio das Resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

De acordo com o documento, a partir desta quarta-feira (15), podem ser vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, que possuem comorbidades, que sejam gestantes, puérperas e lactantes, ou ainda aqueles privados de liberdade. Para esse público, serão utilizadas exclusivamente doses da Pfizer.

No ato da vacinação, será necessária a apresentação do documento comprobatório daqueles que possuem condições permanentes, com emissão de, no máximo, três anos. Para os que possuem condições adquiridas e transitórias, a comprovação deverá ser de, no máximo, 90 dias. Vale ressaltar que a cópia será retida no local da vacinação.

Adolescentes sem comorbidades

Além disso, também está autorizada a imunização de adolescentes sem comorbidades entre 15 a 17 anos. Após a conclusão desses grupos, será a vez dos adolescentes de 12 a 14 anos de idade sem comorbidades. A população de adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades no Espírito Santo é de 338.971 pessoas.

Cronograma de vacinação na Grande Vitória

No município de Viana, a vacinação de adolescentes contra a covid-19 será realizado nas escolas municipais. Segundo a publicação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SUS-ES), da Sesa, dois públicos serão atendidos nesse momento.

Receberão a vacina os adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, deficiências permanentes, privados de liberdade, gestantes, puérperas e lactantes e os adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades.

Em Vitória, a capital abre nesta quarta-feira (15), às 14 horas 900 vagas para este público. O agendamento pode ser feito pelo LINK ou pelo aplicativo Vitória Online.

Na Serra, o agendamento para adolescentes de 12 a 17 anos no município foi aberto nessa terça-feira (14), às 18h. A Prefeitura aguardava a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Em Cariacica será aberto nesta quarta (15), às 14 horas, o agendamento para primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, e de 15 a 17 anos sem comorbidades.

Também serão abertas vagas para as doses de reforço em idosos que receberam a segunda dose de qualquer vacina há cinco meses ou mais.

Agendamento

O agendamento é feito por meio do portal Vacina e Confia.

3ª dose em idosos

A nova Resolução também redefine a vacinação com a dose de reforço. Antes, a vacina estava destinada para idosos com 70 anos de idade ou mais, além de seis meses ou mais de intervalo da segunda dose ou dose única. A partir da publicação, passa a valer os seguintes critérios: todos os cidadãos do Estado com 60 anos ou mais que tenham completado o esquema básico de vacinação contra Covid-19 (segunda dose ou dose única) há pelo menos cinco meses poderão ser imunizados com a dose de reforço.

Para essa campanha, será utilizado a vacina da Pfizer/BioNTech, ou, de maneira alternativa, da Janssen ou AstraZeneca. Até o final da tarde desta terça-feira (14), o Estado havia aplicado 5.697 doses de reforço.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade