23.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio, 2022

Entra em vigor novo PDM de Cachoeiro

cachoeiro
O novo PDM de Cachoeiro foi sancionado pelo prefeito Victor Coelho. Márcia Leal/PMCI

O novo PDM de Cachoeiro traz novidades, entre elas, que pela primeira vez o plano abrangerá toda a extensão do município

Por Josué de Oliveira

O prefeito Victor Coelho sancionou o novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (30).

A principal novidade do PDM que entrou em vigor é que, pela primeira vez, abrangerá toda a extensão do município.

Cada área foi mapeada a partir de suas necessidades e potencialidades, o que inclui zonas de interesse de proteção ambiental e do patrimônio cultural; zonas de habitação; zona de mineração e zona de ocupação orientada.

Uma mudança também importante se deu na forma de zoneamento, que não mais se dará por ruas, e sim por poligonais, o que facilita a identificação de cada área a partir de suas características específicas.

Outra alteração foi a abolição da utilização da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) para a abertura de empreendimentos, o que tornava esse procedimento mais burocrático. O novo PDM passará a adotar a tabela de incomodidade, em que o empreendedor autodeclara, a partir dos critérios especificados, o grau de impacto de suas atividades na mobilidade, no urbanismo, no meio ambiente, entre outros.

“É muito gratificante poder, enfim, encerrar esse impasse e atualizar uma legislação de mais de 15 anos, e que já não dava conta dos desafios do nosso município. Agradecemos à participação da sociedade civil, dos vereadores e de todos aqueles que contribuíram para dar a cara do novo PDM, que certamente será um divisor de águas para Cachoeiro”, completa o prefeito Victor Coelho.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade