Durante a prova do Enem, o ideal é focar em proposições mais simples e não perder o tempo inicial nas mais complexas e trabalhosas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou em 13 de novembro e retorna no próximo domingo (20), para o seu segundo dia. Neste fim de semana, os estudantes realizarão as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com questões de múltipla escolha envolvendo diferentes assuntos das disciplinas.
Com questões de Biologia, Física e Química, a prova de Ciências da Natureza costuma tratar de uma série de assuntos, muitos deles conectados com atualidades, como as mudanças climáticas. Confira dicas para se dar bem nessa disciplina.
- Os cortes de cabelos que vão fazer a cabeça das mulheres em 2023
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
De acordo com Ricardo Leme Szulc, coordenador de Química do Curso e Colégio Etapa, é importante estabelecer uma ordem de prioridade, checando em exames anteriores os temas de maior incidência e que ofereceram mais dificuldades. O ideal é focar nas proposições mais simples e não perder demasiado tempo inicial nas mais complexas e trabalhosas.
Caso você esteja longe do ensino médio há um tempo ou fazendo o Enem pela primeira vez, Leme recomenda refazer as provas antigas para se habituar ao formato. “Uma análise mais aprofundada dos principais erros cometidos é um bom indicativo dos temas a serem estudados com mais cuidado”, afirma.
Veja dicas sobre cada área:
Física
Para o professor Ricardo Leme Szulc, as questões de Física costumam ter equilíbrio entre questões conceituais e numéricas, com cálculos. Dois temas prováveis, segundo ele, são:
- Circuitos elétricos
- Mecânica
Biologia
- Dez anos do Código Florestal: dificuldades para implementação e potenciais para preservação ambiental
- Biomas brasileiros, Amazônia e década de restauração dos ecossistemas, protocolada pela Organização das Nações Unidas (ONU)
- Poluição e saneamento básico
- Vacinas e biologia molecular
- Covid-19 e riscos de novas pandemias
Química
Nesta área, segundo o professor do Etapa, a prova deve seguir a tendência dos últimos anos de não exigir tantos cálculos e traz itens mais conceituais, com interpretação de gráficos e tabela. Alguns dos temas prováveis, aponta ele:
- Química inorgânica, como o fracionamento de mistura
- Cálculo estequiométrico: concentração; número de mols; volume; massa; conversão de unidade
- Reações químicas, principalmente aquelas ligadas a situações cotidianas
Com informações de Agência Estado