Visita técnica ao empreendimento Imetame Logística Porto, em Aracruz, vai proporcionar experiência imersiva no complexo que está em obra
Por Kikina Sessa
Com o objetivo de aproximar importadores e exportadores das operações e do andamento das obras do Imetame Logística Porto, em Aracruz, o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex) organiza uma visita técnica ao empreendimento, marcada para o dia 25 de fevereiro de 2025, buscando proporcionar uma experiência imersiva no local.
Na ocasião, será apresentada a estrutura do porto e as perspectivas do empreendimento para o comércio exterior.
O empreendimento, em sua primeira fase, prevê profundidade de 17 metros e capacidade para movimentar 300 mil contêineres por ano, com calado de até 16,5 metros. A profundidade do terminal permitirá que os navios de contêineres possam entrar e sair do porto totalmente carregados.


Previsto para começar a operar no segundo semestre de 2026, 70% das obras de construção do quebra-mar estão concluídas. A estrutura, necessária para a proteção da área de manobra e atracação do porto, já alcançou 1.931 metros, aproximando-se da meta final de 2.285 metros.
Até o momento, cerca de 2,39 milhões de metros cúbicos de rochas foram posicionadas, reforçando a proteção do porto.
Com a conclusão da fase de lançamento e posicionamento das rochas, que constituem a estrutura principal do quebra-mar, a próxima etapa será o coroamento. Esta fase incluirá a aplicação da camada de proteção e o acabamento superior, concluindo assim toda a estrutura do quebra-mar.