21.6 C
Vitória
sexta-feira, 1 julho, 2022

Empresários capixabas debatem estratégias de negócio para o futuro

Investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia. Foto: Internet

As principais lideranças empresariais e de instituições de apoio ao desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo participam do evento

Elas se reúnem nesta quinta-feira (02), a partir das 14 horas, durante a 4ª edição do Fórum IEL de Gestão 2021, cujo tema principal é “ESG no Centro da Estratégia dos Negócios”. O IEL é uma das entidades do Sistema da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

A debate gira em torno dos investimentos em ações ambientais e sociais e sobre a adoção das melhores práticas de governança (ESG). Do inglês “environmental, social and governance”, o ESG mede o quanto um negócio investe em ações para minimizar seus impactos ao meio ambiente e a sociedade, além do quanto aposta em melhores processos de administração.

Além disso, ESG também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.

“O IEL mais uma vez traz um tema de extrema importância para a indústria do Espírito Santo. O nosso objetivo é que o Fórum sirva como um gatilho para que ações envolvendo toda a sociedade, como governo e empresas, possam se unir numa agenda estratégica, visando o desenvolvimento do Estado e das pessoas”, disse superintendente do IEL-ES Rodrigo Teixeira.

Agenda 2030

Ao trazer a temática para o meio empresarial capixaba, o Fórum IEL se alinha a uma agenda imperativa para a competitividade das empresas brasileiras. Isso porque o ESG ganhará maior relevância no cenário mundial nos próximos anos, por conta da Agenda 2030 pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU).

“Temos o propósito de influenciar os empresários capixabas a avançar mais rapidamente na implementação de estratégias corporativas e ações práticas que resolvam problemas sociais e ambientais locais e globais, ao mesmo tempo que desenvolvam seus negócios”, aponta Teixeira.

Painéis

O principal assunto do Fórum, “ESG No Centro da Estratégia dos Negócios”, será discutido no primeiro painel do evento, marcado para às 14h40. Com mediação de Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, participam do debate: a gerente de sustentabilidade da CNH Industrial Latam, Erika Michalick; a assessora de relações com stakeholders externos da Shell Brasil, Denise Maranhão; a conselheira do Instituto Capitalismo Consciente, Francine Pena Póvoa; e o diretor de compliance da BRF, Reynaldo Goto.

Assunto constante na pauta de grandes e pequenas empresas com visão humanizada e voltada para o futuro, “Diversidade, Inclusão e Equidade” é o tema do segundo painel do Fórum IEL de Gestão 2021. A mediação também é de Marcus Nakagawa, com a participação da vice-presidente de Pessoas e ESG na EDP, Fernanda Pires; membro de Conselho de Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC Brasil, Roberta Codignoto; e o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos.

Anuário IEL

O Fórum IEL de Gestão também será palco do lançamento do 25º anuário que reúne as 200 Maiores e Melhores empresas capixabas! Tradicional no calendário empresarial do estado, discute temas relevantes do cenário econômico regional e mundial e inspira empresários e gestores a melhorar os resultados e inovar em suas empresas.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade