25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Dilma veta mudança nos royalties em contratos já estabelecidos

Decisu00e3o de Dilma poderia evitar perdas no oru00e7amento do Estado e municu00edpio do Espu00edrito SantoDecisão foi anunciada nessa sexta-feira, última dia do prazo para apreciação da matéria pela presidenta

No último dia de prazo, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a sanção com veto parcial da nova lei que envolve a distribuição dos royalties e participações especiais sobre a renda do petróleo. Foi vetado o artigo 3º do substitutivo do senador Vital do Rêgo, o que garantiria a vigência das atuais regras para os campos que já estão em operação. No dia 30 de novembro, quatro ministros estiveram no Palácio do Planalto para fazer o anúncio oficial da decisão presidencial.

- Continua após a publicidade -

Caso o veto não ocorrese, os estados produtores de petróleo e gás como Espírito Santo e Rio de Janeiro, deixariam de arrecadar bilhões de reais. O Estado e municípios capixabas, por exemplo, perderiam cerca de R$ 10,5 bilhões até 2020. O veto presidencial indica que a nova regra que diminui o percentual destinado aos Estados e municípios produtores seria válida apenas para novas licitações realizadas a partir de 2013. Dilma havia antecipado que era contra o rompimento de contratos já estabelecidos, o que aconteceria caso o projeto aprovado pelo Congresso fosse sancionado integralmente.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou o resultado: “Tínhamos confiança no veto e a decisão foi um alívio, uma manifestação coerente e corajosa da presidente Dilma, e uma sensação de respeito aos nossos direitos e aos cidadãos capixabas”, afirmou o governador.

Será editada uma medida provisória para corrigir os pontos derrubados pelo veto, que também incluem a destinação de 100% dos royalties para a educação. Porém, o Congresso ainda pode derrubar o veto presidencial. Caso isso ocorra, o governo estadual pretende ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA