23.8 C
Vitória
terça-feira, 21 maio, 2024

Dicas para comprar uma bicicleta e aproveitar as novas ciclovias

Grande Vitória tem 218 quilômetros de ciclovias construídos e mais 264 quilômetros previstos

Por Rafael Goulart

Com a inauguração da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte e do Complexo Viário de Carapina, a malha cicloviária da Grande Vitória estabelece conexões importantes para facilitar o trânsito intermunicipal para os ciclistas.

- Continua após a publicidade -

Ao todo, os municípios da Grande Vitória possuem 218 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e ainda planejam construir 264 quilômetros nos próximos anos.

Com a melhoria no sistema cicloviário e também o avanço das bicicletas elétricas, a tendência é que mais pessoas passem a usar as ciclovias.

Mas na hora de comprar uma bicicleta é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes.

De acordo com o empresário Antônio Lyrio, da loja Pedale Sempre – tradicional do Bairro de Fátima, a primeira dica é escolher o tamanho da bicicleta e para isso deve ser levado em conta a altura da pessoa.

Outro ponto a ser observado é o perfil da pedalada, isso é, a bike vai ser para: passear, competir, correr, ou deve priorizar o conforto. Definir essa prioridade ajuda a definir vários pontos da bicicleta, como formato do quadro e do guidão. 

 “Às vezes a pessoa compra um monte de equipamento que não vai ser usado”, explicou o empresário sobre a importância de definir a finalidade da bicicleta para economizar na compra.

“Para quem precisar percorrer distâncias mais longas ou precisa chegar no destino sem cansar, a tendência são os modelos elétricos, como as e-biker que conseguem subir a Terceira Ponte com facilidade, mesmo contra o vento”. afirmou Antônio.

Para quem pretende fazer um uso mais intenso das bicicletas, vale a pena contratar o “bike fit”, que é um serviço para auxiliar na configuração da bicicleta de modo que evite problemas de postura, articulação, lesões e outros.

Na avaliação, o profissional estabelece os parâmetros de personalização com base nas medidas e proporções dos membros dos clientes, além de postura preferida e tipo de pedalada.

Serra

Serra terá 256 quilômetros de ciclovias até 2024, de acordo com a prefeitura.

Atualmente, a cidade possui aproximados 72 quilômetros distribuídos entre ciclovias e ciclofaixas. No momento, estão sendo construídas ciclovias nos seguintes trechos:

  •  Avenida Norte Sul, em frente ao Terminal de Laranjeiras
  •  Trecho entre Belverde e Eurico Salles, na BR-101
  •  Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no trecho compreendido da rotatória do Hospital Dório Silva à rotatória da Viminas
  •  Avenida Copacabana, com duplicação da ciclovia já existente
  •  Contorno de Jacaraípe, do trecho entre a avenida São Paulo e o bairro Areia Branca
  •  Na ligação Serra Dourada-Jacaraípe até o trevo com a avenida Audifax Barcelos
  •  Acesso da BR-101 ao Bairro de Fátima.
  •  Serra Dourada II e Portal de Jacaraípe

Além dessas estruturas em construção, uma grande ciclovia, com mais de oito quilômetros, vai interligar os bairros Serra Dourada II e Portal de Jacaraípe. A ciclofaixa será integrada a outra que já existe na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, formando uma grande via que vai facilitar a mobilidade de quem usa a bicicleta para circular na cidade e daqueles que pedalam por esporte e lazer.

A via se inicia na avenida Brasília, em Serra Dourada. O trajeto segue pelas avenidas Belo Horizonte e Jacaraípe até o trevo da Audifax Barcelos Neves. Deste ponto, segue para a Rodovia Contorno de Jacaraípe até o Terminal de Jacaraípe. A construção desta ciclovia é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura da Serra e a previsão é que esteja concluída no final deste ano.

No momento, a obra está em fase de drenagem. Com essas obras o município atingirá 100 quilômetros de ciclovia.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica informa que, atualmente, a malha cicloviária de Cariacica é de aproximadamente 21 quilômetros, localizados ao longo das Rodovias José Sette, Leste Oeste, BR 101, BR (faixa compartilhada com pedestres), avenida Alice Coutinho e avenida Vale do Rio Doce (Orla de Cariacica).

Esse número está em fase de ampliação com as obras na Avenida do Congo, Rua da Frincasa, em Nova Brasília. Outros dois quilômetros de ciclovias estão sendo revitalizados com a construção da Nova Orla de Porto Santana.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA