22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Dia do Cinema Brasileiro: veja 5 filmes para curtir no fim de semana

Neste sábado, 05 de novembro, é dia de homenagear as produções do Brasil

Por Patrícia Battestin

Em 5 de novembro de 1896 foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada, na Rua do Ouvidor, no Rio de janeiro. Essa foi a primeira exibição pública de um filme no Brasil.

- Continua após a publicidade -

Por este motivo a data foi escolhida para homenagear as produções nacionais e celebramos o Dia do Cinema Brasileiro. Para festejar a data, separamos cinco filmes para você curtir neste fim de semana.

O Último Cine Drive-In

O Último Cine Drive-In
Cena do filme O Último Cine Drive-In. Imagem: reprodução.

O drama lançado em 2014, conta a história do jovem Marlombrando (Breno Nina), que, devido a internação de sua mãe, Fátima (Rita Assemany), em um hospital de Brasília, se vê forçado a conviver com seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do último cine drive-in do Brasil, que corre risco de demolição devido a falta de cuidados e baixa presença de público. Aos poucos, pai e filho começam a se aproximar devido ao agravamento da doença da mãe, e se juntam em uma missão nostálgica para devolver vida ao drive-in em uma última sessão de exibição.

Aquarius

Aquarius
Cena do filme Aquarius. Imagem: reprodução.

Aquarius é um drama, lançado em 2016, que conta a história de uma mulher que se recusa a vender seu apartamento para uma empreiteira. Essa mulher é Clara (Sonia Braga), ela mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Que Horas Ela Volta?

Que Horas Ela Volta?
Cena do filme Que Horas Ela Volta? Imagem: reprodução.

Val (Regina Casé) está cansada de viver na pobreza no Nordeste e decide se mudar para São Paulo em busca de uma vida melhor. Mas para isso acontecer não dá para levar sua filha, Jéssica (Camila Márdila), que passa, então, a ser criada pela avó. Em São Paulo, Val se estabiliza como empregada de uma mansão e babá de Fabinho (Michel Joelsas). Treze anos se passam e Jéssica vai à São Paulo prestar vestibular e reencontrar a mãe. Mas isso não acontece de forma pacífica. O longa é uma comédia dramática, lançada em 2015.

Bacurau

Bacurau
Cena do filme Bacurau. Imagem: reprodução.

Os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. 

Medida Provisória

Medida Provisória
Cena do filme Medida Provisória. Imagem: reprodução

O filme dirigido por Lázaro Ramos foi lançado em 2022. No drama, num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitu (Taís Araújo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país.Classificação indicativa 14 anos, contém violência, linguagem imprópria e temas sensíveis.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA