18.8 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

Indústria tem perspectiva positiva para comemorar o Dia do Aço

Leia Também

Energia e disposição para superar o isolamento social

A boa notícia é que a alimentação pode ser uma boa aliada para quem busca mais energia para conseguir enfrentar e superar essa crise.

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

No Dia Nacional do Aço muitas empresas destacam a data com ações importantes para o crescimento econômico

No Dia Nacional do Aço, comemorado nesta terça-feira (09), a indústria tem perspectivas positivas para comemorar: o consumo aumentou em 6,2%, reflexo do incremento de 5,8% nas vendas em relação a 2018, segundo estimativas do Instituto Aço Brasil (IABr).

A data surgiu em homenagem a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 09 de abril de 1941, a partir do decreto de lei nº 3.002/1941, sancionado pelo ex-presidente Getúlio Vargas. A empresa é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo.

Atualmente, o Brasil se mantém em oitava posição no ranking de maiores produtores de aço bruto no mundo, produzindo aproximadamente 3% do aço existente em todo o planeta.

A ArcelorMittal é uma das maiores empresas que fabricam o aço, metal importante composto essencialmente de ferro e carbono e amplamente utilizado na construção civil. Para contar um pouco a importância desse material na vida das pessoas na atualidade, e como ele é produzido até onde é empregado, confira o vídeo!

Produto

Algumas empresas apostam em ações para que a produção seja feita de maneira eficaz durante todo o ano. A Mitsubishi Electric, por exemplo, destaca a importância de soluções de automação industrial na cadeia produtiva desse material.

Uma dessas ferramentas é o inversor de frequência. Utilizado em todas as etapas de produção para regular a velocidade de motores elétricos – desde o processo de mineração, passando por todos os processos de siderurgia na transformação do ferro em chapas de aço e bobinas para o uso na indústria e aço para construção civil – esse equipamento é capaz de agregar produtividade e segurança em todo o ciclo produtivo.

Inversor de frequência da Mitsubishi Eletric. – Foto: Divulgação

“Na indústria de metais pesados, é fundamental ter precisão e eficiência para evitar danos e garantir a qualidade. A versatilidade do inversor de frequência possibilita sua utilização em diversas aplicações, inclusive no transporte de duas até duzentas toneladas de aço de maneira segura e eficaz”, afirma o especialista de produto da empresa ,Renato Bedendi.

Prova disso é que hoje, esse segmento é responsável por grande parte das vendas de inversores de frequência pela companhia, em dois diferentes cenários: extração do minério de ferro e transformação do aço em peças para a indústria automotiva. Outros setores que também utilizam os inversores, são a indústria têxtil, papel e celulose, alimentício, entre outros.

Exposição

Em comemoração à data, a ArcelorMittal Tubarão receberá uma exposição de carros Baja, desenvolvidos por alunos da UVV, Faesa, e do avião do Projeto Aves, da Ufes. A mostra será realizada na área interna da empresa (Refeitórios Central, Transporte Interno e da Manutenção), das 10h30 às 14h30.

O projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior que tem como objetivos a criação e a implementação de um veículo automotor Off Road e monoposto. O projeto é constituído por alunos de várias Engenharias (Mecânica, Civil, Elétrica e Produção), que se envolvem com um caso real de desenvolvimento do veículo desde sua concepção e projeto detalhado até a fase de construção e testes, sendo que os carros são projetados para resistir a uma pista com condições extremas de exigência mecânica.

O avião do Projeto Aves, da Ufes, será um dos que estarão expostos na ArcelorMittal Tubarão. – Foto: Divulgação

Duas vezes por ano, os carros do Vitória Baja, Poca Baja e Goiamu concorrem com projetos de todas as universidades do Brasil, e competem entre si. Essas competições são promovidas pela SAE Brasil e têm como objetivo a avaliação comparativa desses projetos. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. As equipes Baja apoiadas pela ArcelorMittal Tubarão competem com mais de 80 equipes de Baja Nacionais e já ocupam posições significativas.

Formada por alunos de Engenharias Mecânica e Elétrica da Universidade, a equipe busca projetar e construir com excelência uma aeronave rádio controlada capaz de transportar o máximo de carga possível. Os alunos também participam de desafio, proposto anualmente pela SAE Brasil Aerodesign e que reúne quase 100 equipes e mais de 1300 competidores.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade