Amor e cuidado. Nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Gestante, um dos momentos mais aguardados na vida de uma mulher.
Por Paula Bourguignon
Junto do pai e de uma rede de apoio formada por familiares e amigos, a gestação certamente será mais tranquila e segura para a mãe.
Nesta nova etapa da vida, as mulheres passam por muitas transformações, sejam físicas ou emocionais. Cada uma reage de alguma forma e cada uma tem a sua particularidade.
- ES: custo da construção civil sobe 13,22% em 12 meses
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Algumas mães têm mais enjoos. Além disso, acontecem várias mudanças no corpo, as mamas aumentam, assim como dores na lombar, principalmente, por faltar posição para dormir.
Mãe de primeira viagem, Cintia Novais de Almeida disse que o seu filho, Bento, foi muito aguardado por ela e o marido, Patrick Almeida:
“É uma felicidade indescritível. Uma doação total de mim. É o momento mais feliz das nossas vidas. Bento é o cumprimento da nossa promessa. Nosso filho é fruto da misericórdia de Deus! Para mim, a gestação é uma doação de todo nosso corpo. Uma oferta de amor”, disse a mamãe, de 37 anos.
No primeiro semestre, os sintomas muitas vezes se confundem com Tensão Pré-Menstrual, pois acontecem enjoos, cansaço ou os peitos ficam mais sensíveis.
Na primeira morfológica, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, o médico realiza o índice mais importante a ser visto: a translucência nucal (TN), parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca.
Se a medida estiver além do esperado, maior é o risco de a criança apresentar malformações ou síndromes, como a de Down.
Já o segundo semestre, que vai da 14ª a 26ª semana acontecem mais mudanças. O movimento do bebê fica mais intenso.
A segunda ultrassonografia morfológica é realizada no segundo trimestre da gravidez, entre a 18ª e a 20ª semana. Como nessa fase da gestação o feto já está bem desenvolvido, com os órgãos mais definidos, a confiabilidade do exame é muito grande.
Durante o procedimento, o médico é capaz de avaliar estruturas como calota craniana, cérebro, tórax, estômago e rins, além dos membros e da genitália.
Por fim, o terceiro e último trimestre vai da 27ª semana até o fim da gravidez e é o momento em que mãe e bebê estão se preparando para uma grande mudança.
A mãe precisa continuar se mantendo hidratada e com uma dieta variada e saudável.
A médica obstetra da Rede Meridional Bianca Nunes destaca a importância do pré-natal para a saúde e bem-estar da mãe e bebê:
“O pré-natal é muito importante para garantir saúde e segurança maior da mãe e do bebê. Possui a função não terapêutica, como preventiva também”, explica a médica.
Exames
Durante a gravidez, vários exames são importantes para manter a gestação saudável.
Primeiro identificar o tipo sanguíneo e o fator RH que ela apresenta. Faz Hemograma, Glicemia e Sorologia. Além disso, é recomentado fazer exame de urina e fezes.
Não esquecer de fazer o acompanhamento dos ultrassons.
Rede de apoio
A rede de apoio representa um grupo de pessoas que dão ajuda e suporte sempre que necessário ao bebe e aos pais, podendo ser com cuidado e/ou afeto.
“São muitas as mudanças físicas, metabólicas e psicológicas que as mulheres enfrentam. Por isso, devem ser acompanhadas ao longo da gravidez e após o nascimento do bebê. É fundamental a rede de apoio durante todas estas transformações ao longo do processo”, afirma a obstetra.