Superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo explica o que está sendo feito para organizar a cadeia produtiva do turismo no Espírito Santo
Por Kikina Sessa
O turismo foi escolhido para ser a prioridade estratégica do Sebrae Espírito Santo nos próximos três anos. Para tanto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) colocou o orçamento, de R$ 50 milhões a R$ 80 milhões, a estrutura, expertise e rede técnica diante desse desafio que é criar uma nova matriz econômica para o Espírito Santo a partir do turismo.
Nesta entrevista, o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, explica o que está sendo feito para organizar a cadeia produtiva do turismo no Espírito Santo. “É uma cadeia perfeita que precisa funcionar bem”.
Veja a entrevista completa:
Rigo destaca que o turismo é uma economia transversal, que tem grande capacidade de transformar realidades, de promover o desenvolvimento econômico e social. “Estamos apostando nesse potencial que precisa ser desabrochado e trabalhado para que o turismo, de fato, se torne uma das principais economias do Espírito Santo. Por isso que nós estamos, hoje, no Sebrae, priorizando o turismo como atividade econômica que vai transformar o Espírito Santo em um dos principais destinos turísticos deste país”.
Para que isso se concretize, o maior desafio apontado pelo superintendente do Sebrae é organizar a cadeia produtiva do turismo.
“Hoje, a impressão que nós temos é que cada um que tem seu empreendimento tem que se virar para fazer a venda do seu produto. É uma cultura capixaba que estamos percebendo, de não trabalhar inteiramente com a cadeia. O empreendedor pode sim vender o seu produto ou ofertar o seu serviço turístico utilizando as redes sociais, mas nós acreditamos que a operadora, o receptivo e o guia turístico precisam fazer parte dessa cadeia produtiva. Esse é um grande desafio que nós estamos enfrentando e vamos continuar enfrentando no Espírito Santo para que a gente possa ter o turismo como um dos mais importantes marcos da nossa economia e transformar o Espírito Santo em um importante destino turístico.”
A maior entrega que o Sebrae pretende fazer à comunidade capixaba no turismo é posicionar o Espírito Santo no cenário turístico brasileiro, disse Rigo.
“Lógico que o Sebrae não vai fazer isso sozinho, mas vai fazer a parte que cabe a ele. Para além de capacitar os fornecedores, para além de formatar possibilidades de negócios, estamos junto com as prefeituras, governo do Estado, com todas as instituições que também estão se posicionando para fazer parte desse novo momento de desenvolvimento do Espírito Santo, fazendo do turismo um importante marco da economia. Queremos, no que cabe ao Sebrae, entregar um Espírito Santo capaz de gerar oportunidade, de trazer investidores e transformar o turismo numa importante alavanca da economia capixaba.”