23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Defasagem nos estudos pode ser recuperada, diz pesquisa

Pesquisa comparou ritmo de aprendizagem pré, pós e durante pandemia

Por Rafael Goulart

Um estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPOpE) mostrou um cenário otimista em relação à recuperação do tempo de aprendizagem perdido durante a pandemia de Covid-19.

- Continua após a publicidade -

Os dados mostram que os alunos que voltaram ao ensino presencial já têm uma taxa de aprendizado melhor que antes da pandemia. Os pesquisadores compararam os dados de aprendizagem de antes, durante e depois os períodos de isolamento social em que as crianças fizeram aulas online.

De acordo com as informações do estudo Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia covid-19 – feito em Sobral, Ceará, pelo LaPopE – crianças do segundo ano da pré-escola que estudaram remotamente (online) por noves meses em 2020, tiveram perda de seis a sete meses de aprendizagem em linguagem e matemática  comparadas ao mesmo período com ensino presencial de 2019.

Porém, os dados também mostraram que as crianças, que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2022, tiveram ganho de 1 a 2 meses na aprendizagem com a volta das atividades presenciais em comparação com 2019. O que mostra que as políticas de recuperação da aprendizagem tem surtido efeito.

Para chegar aos resultados, o estudo acompanhou o desenvolvimento de 1.364 crianças matriculadas na rede pública municipal de Sobral (CE), que frequentaram o segundo ano da pré-escola entre 2019 e 2022.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA