É necessário debater a gestão dos resíduos sólidos

O resultado é a produção de documentos para Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Fotografia - Divulgação)

O objetivo é fazer o Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Será realizada, na próxima segunda-feira (27), no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, em Goiabeiras, a próxima Conferência Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-ES). A elaboração do PERS está na fase final e requer a formatação de um modelo de planejamento participativo e de caráter permanente.

As conferências regionais têm o objetivo de apreciar os anseios do gerenciamento de resíduos sólidos do Espírito Santo, bem como colaborar na construção de programas, projetos e ações que irão impactar na gestão dos resíduos sólidos para os próximos 20 anos.

O Plano é fundamental para que seja feito o mapeamento das áreas degradadas devido à inadequada disposição de resíduos sólidos e a compilação das informações em banco de dados, que servirão para a elaboração de ações de recuperação. Além disso, o Plano irá identificar os arranjos territoriais entre municípios, contíguos ou não, com o objetivo de compartilhar serviços ou atividades de interesse comum.
O documento está sendo estruturado a partir da situação de todos os tipos de resíduos, em todas as regiões do Estado, acompanhado de análises as características dominantes, volumes gerados, destinação e custos.

Esse levantamento visa a subsidiar as discussões públicas realizadas para respaldar estudos e planos de ação. A metodologia participativa no processo envolve a mobilização social e o modelo de comunicação imprime a auto-responsabilidade.

Conferência Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos
Data: 27 de maio (segunda-feira)
Horário: 8h às 11h30 – 13h às 17h30
Local: Auditório do Centro de Ciências (CCE) da Ufes, em Goiabeiras
Conteúdo Publicitário