20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Cultura: seminário debate novos caminhos para a área

O tema “Novos caminhos para a Cultura de Vitória” está em debate até quinta-feira (29), a partir das 18 horas, no seminário virtual realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória.

O evento tem o objetivo de discutir e propor, a partir de um conjunto de políticas nacionais, estaduais e municipais da área, ações para a cultura na capital capixaba.

“Este é o momento de acolhimento, união, proposição e também de ouvir e debater diferentes propostas para fazermos de Vitória, que já é um ambiente que transpira cultura, um local de crescimento, desenvolvimento e igualdade de oportunidades de formação, acesso e valorização da cultura local”, disse o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Todos os inscritos terão acesso aos conteúdos e aos grupos de trabalho por meio da plataforma Google Meet. Os encontros ocorrem das 18 às 21 horas. Todos os participantes inscritos receberão certificação.

Fundamentos e Tecnologias de Arte, Cultura e Assistência

Nesta quarta (28), o tema “Fundamentos e Tecnologias de Arte, Cultura e Assistência” estará na pauta do escritor, produtor e ativista Stel Miranda, da Fraternidade Periférica, a partir das 18 horas.

O evento será marcado também pela abertura de três Grupos de Trabalhos (GTs), que discutirão os temas “Direito à Cultura”, “Financiamento da Cultura” e “Economia Criativa”.

Em seguida, haverá uma plenária para apresentação de proposições.

Último dia

O evento segue até quinta (29), noite em que a professora, pesquisadora e coordenadora do Projeto Motirõ em Redes – Memória, Cultura e Patrimônio, Geovana Tabachi Silva, do Coletivo BR Cidades, falará sobre “Cultura urbana e a experiência do BR Cidades”.

Em seguida, novamente os GTs serão formados, desta vez para debater “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural”, “Espaços Culturais” e “Promoção, Produção, Difusão e Formação Artística e Cultural”.

A plenária com novas proposições encerra os três dias de programação.

Relatório

Após o seminário, a comissão organizadora produzirá e divulgará um relatório com as proposições resultantes dos trabalhos realizados. A intenção é que esse documento, intitulado “Novos Caminhos para a Cultura de Vitória”, somado a outros, seja utilizado como base para o fortalecimento das políticas públicas da área e gestão cultural do município.

Programação

28/04 – Quarta-feira

18h – “Fundamentos e Tecnologias de Arte, Cultura e Assistência” (Stel Miranda)

18h30 – Grupos de Trabalho (GTs)

20h – Plenária

21h – Encerramento

29/04 – Quinta-feira

18h – “Cultura urbana e a experiência do BR Cidades” (Geovana Tabachi)

18h30 – Grupos de Trabalho (GTs)

20h – Plenária

21h – Encerramento

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade