20.9 C
Vitória
sexta-feira, 18 DE abril DE 2025

Cultura em Toda Parte convoca artistas do ES para apresentações e oficinas

Projeto está com inscrições abertas até 15 de agosto para artistas do ES enviarem propostas de atividades culturais e oficinas

Por Mariah Friedrich

Com cachês de até R$ 6 mil, o o projeto Cultura em Toda Parte, da Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Estado, está com inscrições abertas para apresentações artísticas em espaços culturais do Espírito Santo, entre agosto e dezembro de 2024. Os interessados devem acessar a plataforma Mapa da Cultura e se cadastrar até o dia até 31 de julho (quarta-feira).

Serão selecionadas 144 propostas de atividades que envolvam a realização de oficinas, palestras, shows e espetáculos de diversas linguagens artísticas, que tenham, obrigatoriamente, finalidade cultural e sejam realizados de forma gratuita. 

A seleção é aberta a artistas, grupos culturais e demais interessados em integrar o programa, desde que sejam residentes do Estado. O resultado será divulgado no dia 15 de agosto (quinta-feira).

Este ano, serão realizadas 144 atividades em 24 localidades diferentes nas dez microrregiões capixabas, abrangendo teatro, música, formações, palestras, contação de histórias e outras manifestações artísticas.

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, realizada no Parque Cultural Casa do Governador, no último domingo (14), o chefe do executivo estadual Renato Casagrande destacou a importância do investimento nesse programa para levar atividades culturais a locais com poucas oportunidades de atividades culturais par população.

“O Cultura por Toda Parte tem esse objetivo, além de gerar oportunidades aos nossos artistas. Assim, o Estado cumpre o seu papel nas duas pontas: uma dando acesso à cultura e do outro incentivando quem vive da arte”, acrescentou o governador.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha explicou que o programa conta com recursos federais da Lei Paulo Gustavo e está sendo gerida por duas organizações da sociedade civil, os institutos IBCA e Raízes, que farão a seleção dos artistas e contratação de profissionais. O edital tem um valor total de R$ 2,1 milhões. 

“Essa ação leva diversas atividades artísticas para as dez microrregiões do Espírito Santo, fortalecendo a produção artística e colocando a cultura como um fator importante para o desenvolvimento social nos territórios envolvidos”, ressaltou o secretário.

Confira vagas disponíveis a seguir:
Contação de História: 28 vagas
Apresentações Artísticas (até 3 artistas): 45 vagas
Apresentações Artísticas (4 a 6 artistas): 25 vagas
Apresentações Artísticas (7 ou mais artistas): 12 vagas
Palestras (3 horas): 17 vagas
Oficinas (3 horas): 17 vagas

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba