24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Cuidados com pele, alimentação e cabelos no verão

A estação começou às 18h48 do último dia 21. Mas o período de praias lotadas, também deve ser marcado por cuidados com a saúde

Por Patrícia Battestin

O verão começou chuvoso no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de
irregularidade espacial das chuvas, com totais acumulados acima da média no Espírito
Santo.

- Continua após a publicidade -

Mas a característica principal da estação, o calor, não vai ficar de fora. E os cuidados com a pele e alimentação devem ser reforçados. Por isso nós conversamos com especialistas que deram dicas valiosas para curtir o verão sem transtornos.

Alimentação

Nutricionista Karina Ucellii
Nutricionista Karina Ucellii ensina que escolher os alimentos da estação sempre é uma pedida. Foto: divulgação.

De acordo com a nutricionista Karina Ucceli, nosso corpo possui necessidades diferentes a depender de nossa rotina, exercícios, patologias, entre outras coisas. Essas mudanças podem ser percebidas também nas diferentes estações. O verão, por exemplo, é uma estação que demanda do corpo uma atenção maior em relação à hidratação e cuidados com a pele pela exposição solar. Alguns alimentos podem ajudar bastante nisso.

“Pensando na hidratação, é ideal que se aumente o consumo, além da água, de alimentos que contém a própria água em grande quantidade, como a melancia, melão, laranja, abacaxi, entre outros. Além de tudo, são refrescantes”, disse Karina.

Focando na saúde da pele e também do corpo de uma forma geral, podemos incluir o pepino, espinafre, aipo, morango, tomate, que além de contribuírem para a hidratação, contém substâncias que hidratam e protegem a pele dessa exposição solar.

Escolher os alimentos da estação sempre é uma pedida, estarão mais baratos, nutritivos e possivelmente, com menos agrotóxicos.

“É importante também falar dos alimentos muito quentes e com alta densidade calórica, que são interessantes evitar nesse período, como azeitona, amendoim e frituras”, reforçou a nutricionista.

Cuidados com a pele

Dermatologista Karina Mazzini
A dermatologista Karina Mazini lembra que os raios solares são os principais causadores de câncer de pele. Foto: Cloves Louzada.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Karina Mazzini, na estação mais quente do ano os cuidados devem ser redobrados, pois o sol fica mais quente e os dias são mais longos, ou seja, mais tempo para nossa pele ficar exposta aos raios solares. “Os raios solares são os principais causadores de câncer de pele, principalmente nas pessoas de pele, cabelo e olhos mais claros. Por isso temos que redobrar os cuidados com a pele nessa época. Além de usar filtro solar, é bom evitar pegar sol entre 9h e 16h, que é o horário que está mais intenso”, alerta a dermatologista.

Embora algumas pessoas achem esses cuidados desnecessários ou até um exagero, eles são fundamentais para a prevenção do câncer de pele, doença que diagnostica cerca de 180 mil novos casos ao ano. “A gente reforça o alerta sobre esse câncer porque se for descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Mas é importante ressaltar que existem diferentes tipos de câncer de pele, sendo o mais grave o melanoma, que apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal”, informa Karina.

Não há problemas em curtir o sol, mas a precaução deve vir em primeiro lugar. Usar protetor solar de no mínimo fator 30, chapéus, óculos de proteção UV e evitar a exposição excessiva são medidas primordiais para a prevenção do câncer de pele.

Cabelo na praia e piscina

Kaio Bauer (2)
Kaio Bauer ensina que é aconselhável utilizar um leave-in antes de ir à praia. Foto: divulgação.

Kaio Bauer, farmacêutico da marca de cosméticos capilares Ervas Naturais,  afirma que o cuidado com as madeixas de cabelo devem aumentar durante o verão, onde o cabelo fica muito mais exposto a fatores prejudiciais. “Cuidar dos cabelos deve ser algo cotidiano, mas no verão precisamos prestar atenção dobrada, lembrando de adicionar produtos extras na nossa rotina de limpeza e cuidado”, destaca.

A lavagem pós-praia deve ser feita normalmente, com um shampoo que promova a limpeza dos fios sem agredi-los e um condicionador que invista na hidratação. Além disso, é importante investir em uma máscara de hidratação para que a nutrição e hidratação sejam potencializadas ao final da limpeza. “A lavagem do cabelo é o momento que garante que os fios sejam bem cuidados, por isso é importante que todo resquício de água salgada e areia seja removido dos fios”, comenta Kaio.

Entretanto, o tratamento após a exposição do cabelo a essas condições não é suficiente para mantê-lo saudável. O farmacêutico aponta que é ideal realizar uma hidratação após o período de verão, com o intuito de preparar os fios para os elementos. Além disso, é aconselhável utilizar um leave-in antes de ir à praia, produto responsável pela proteção das madeixas do cabelo ao longo do dia na praia.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA