22.1 C
Vitória
terça-feira, 10 DE setembro DE 2024

Cuidados bucais alcançam apenas 45% dos brasileiros, afirma o Ministério da Saúde

Especialista relata que prevenir e tratar problemas dentários contribui para uma melhor mastigação, fala e autoconfiança

Por Redação

Estudos demonstram que a saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral do corpo. Doenças periodontais, por exemplo, estão associadas a condições crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo complicações na gravidez. Apesar disso, segundo o Ministério da Saúde, apenas 45% da população brasileira tem acesso a tratamento bucal adequado.

- Continua após a publicidade -

“A higiene bucal adequada ajuda a prevenir o mau hálito, eliminando bactérias e resíduos alimentares responsáveis pelo odor desagradável, além de contribuir para a autoestima”, destaca o dentista Jefrey Quadros, embaixador da campanha Julho Neon no Espírito Santo.

A boa notícia é que muitos problemas bucais podem ser prevenidos com medidas simples de higiene e visitas regulares ao dentista. Especialistas esclarecem que escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e evitar o consumo excessivo de açúcar são práticas fundamentais.

Por padrão, é recomendado visitar o dentista regularmente a cada seis meses, ou seja, duas vezes por ano. Quadros relata que prevenir e tratar problemas dentários contribui para uma melhor mastigação, fala e autoconfiança. Além disso, ele pontua que procedimentos estéticos podem melhorar a aparência dos dentes e do sorriso.

Cuidados bucais alcançam apenas 45% dos brasileiros, afirma o Ministério da Saúde
A escovação regular dos dentes, o uso do fio dental e uma dieta equilibrada ajudam a prevenir a cárie. Foto: Reprodução

“Salve o Sorriso Brasileiro”

Em um esforço conjunto para mobilizar a sociedade e promover a conscientização sobre a importância da saúde bucal, julho foi escolhido como o mês da campanha “Salve o Sorriso Brasileiro”. Este movimento nacional visa alertar a população sobre os cuidados essenciais com o sorriso e a prevenção de doenças que podem afetar a saúde dos dentes e da boca.

A campanha, apoiada pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), já impactou cerca de 155 milhões de brasileiros. As ações do movimento incluem palestras, campanhas publicitárias, distribuição de materiais educativos e atividades comunitárias, todas voltadas para a disseminação de informações e a promoção de hábitos saudáveis.

A campanha “Salve o Sorriso Brasileiro” não apenas busca conscientizar, mas também capacitar a população para adotar práticas que garantam a saúde bucal. Com a participação ativa de todos, é possível transformar a realidade e garantir que mais brasileiros tenham acesso a um sorriso saudável e confiante.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA