27.2 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

Crianças podem, sim, usar creme dental com flúor

É o que afirma Moysés Netto cirurgião dentista, professor universitário em odontopediatria e doutor em ciências da saúde

O especialista explica que uma nova recomendação da Academia Americana de Pediatria, um dos órgãos mais influentes do mundo quando se trata de saúde infantil, recomenda que desde o primeiro dentinho do bebê deve ser higienizado com cremes que possuem esse componente na fórmula.

“Havia uma falsa ideia de que o creme dental engolido pela criança levasse à fluorose, doença que provoca manchas brancas nos dentes permanentes, mesmo antes da sua formação. Mas na verdade a fluorose é causada pelo excesso de flúor ingerido, sem o controle dos pais.”

Netto explica ainda que creme dental com sabor é totalmente contraindicado, pois instiga a criança a engolir. Além disso, os responsáveis devem ficar atentos e ler os rótulos.

“O ideal é escolher um produto que tenha concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão), se tiver concentração inferior a 500 ppm, não protege das cáries,” alerta Netto.

Como deve ser a rotina de escovação?

Antes de qualquer coisa, Moysés Netto fala que a primeira etapa é levar a criança ao odontopediatra, assim que nasce um dentinho.

“Em relação à escovação, é importante a supervisão dos pais e/ou responsáveis até os 4 anos. Lembrando que a higienização é necessária sempre após as principais refeições sem jamais esquecer da escovação antes de dormir.”

Em relação a quantidade de creme dental, Netto explica que o correto para crianças até 2 anos de idade é colocar uma fina camada, o equivalente a um grão de arroz cru, já para crianças até 5 anos, a quantidade pode ser do tamanho de uma ervilha. Lembrando sempre que as cerdas devem ser macias para evitar qualquer irritação.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade