27.7 C
Vitória
segunda-feira, 18 março, 2024

Crianças podem, sim, usar creme dental com flúor

É o que afirma Moysés Netto cirurgião dentista, professor universitário em odontopediatria e doutor em ciências da saúde

O especialista explica que uma nova recomendação da Academia Americana de Pediatria, um dos órgãos mais influentes do mundo quando se trata de saúde infantil, recomenda que desde o primeiro dentinho do bebê deve ser higienizado com cremes que possuem esse componente na fórmula.

“Havia uma falsa ideia de que o creme dental engolido pela criança levasse à fluorose, doença que provoca manchas brancas nos dentes permanentes, mesmo antes da sua formação. Mas na verdade a fluorose é causada pelo excesso de flúor ingerido, sem o controle dos pais.”

- Continua após a publicidade -

Netto explica ainda que creme dental com sabor é totalmente contraindicado, pois instiga a criança a engolir. Além disso, os responsáveis devem ficar atentos e ler os rótulos.

“O ideal é escolher um produto que tenha concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão), se tiver concentração inferior a 500 ppm, não protege das cáries,” alerta Netto.

Como deve ser a rotina de escovação?

Antes de qualquer coisa, Moysés Netto fala que a primeira etapa é levar a criança ao odontopediatra, assim que nasce um dentinho.

“Em relação à escovação, é importante a supervisão dos pais e/ou responsáveis até os 4 anos. Lembrando que a higienização é necessária sempre após as principais refeições sem jamais esquecer da escovação antes de dormir.”

Em relação a quantidade de creme dental, Netto explica que o correto para crianças até 2 anos de idade é colocar uma fina camada, o equivalente a um grão de arroz cru, já para crianças até 5 anos, a quantidade pode ser do tamanho de uma ervilha. Lembrando sempre que as cerdas devem ser macias para evitar qualquer irritação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA