Partido de Pazolini, Republicanos ingressou com ações na Justiça solicitando retirada de posts de pré-candidato João Coser com críticas ao atual prefeito
Por Robson Maia
O pré-candidato à Prefeitura de Vitória, João Coser (PT), foi condenado na 52ª Zona Eleitoral pela contratação de impulsionamento de conteúdo irregular com críticas ao atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). As duas ações contra o petista foram protocoladas na Justiça pelo Partido Republicanos.
Nas ações, o Republicanos alega que o deputado estadual licenciado utilizou impulsionamentos para criticar a administração do prefeito e pré-candidato à reeleição Lorenzo Pazolini (Republicanos), violando regras eleitorais. A legislação eleitoral veta conteúdos negativos sobre adversários e administração durante o período da chamada pré-campanha.
As publicações foram realizadas em páginas do grupo Meta (Facebook e Instagram). A representação do Republicanos solicita ainda que os seguidores obtidos através dessa propaganda sejam excluídos da lista de Coser.
Na decisão desta terça-feira (30), a 52ª Zona Eleitoral concluiu como procedente o pedido do Republicanos e condenou João Coser a multa de R$5 mil por cada impulsionamento negativo. Além disso, foi determinada a notificação da plataforma de mídia social para desativação dos impulsionamentos do conteúdo eleitoral negativo, sob pena de multa diária de R$5.000,00 em caso de descumprimento.
Após a decisão, João Coser não se manifestou sobre o assunto. Caso o pré-candidato comente o caso, esta reportagem será atualizada.