25.5 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Contraceptivo: Vila Velha promove acesso gratuito ao dispositivo intrauterino (DIU)

O DIU tem 99% de eficiência contraceptiva e exige pouca manutenção, diferente de pílulas ou injeções de hormônios

Por Rafael Goulart

A prefeitura de Vila Velha vai ampliar o acesso dos munícipes ao dispositivo intrauterino (DIU), que é um método contraceptivo muito confiável, porém pouco acessível à população.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 2% das mulheres em idade reprodutiva usam o DIU no Brasil, apesar do método ter 99% de eficiência e exigir pouca manutenção, diferente de pílulas ou injeções de hormônios, além de ter poucas contraindicações.

Pelo site, a Secretaria de Saúde de Vila Velha divulgou está capacitando médicos residentes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atuam nas Unidades de Saúde da cidade, para que eles estejam aptos a realizar o procedimento e também retirar o contraceptivo.

Como solicitar

Neste mês de julho, cerca de 100 mulheres fizeram a inserção de DIU em Vila Velha, que é um método anticoncepcional de longo prazo (duração de 10 anos) e reversível. O contraceptivo utilizado é o de cobre.

Quem desejar utilizar o dispositivo intrauterino deve procurar a US de referência, para ingressar no Programa de Planejamento Familiar e participar das reuniões coordenadas pelas Unidades de Saúde, que tem como objetivo informar e orientar sobre reprodução humana. Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA