O DIU tem 99% de eficiência contraceptiva e exige pouca manutenção, diferente de pílulas ou injeções de hormônios
Por Rafael Goulart
A prefeitura de Vila Velha vai ampliar o acesso dos munícipes ao dispositivo intrauterino (DIU), que é um método contraceptivo muito confiável, porém pouco acessível à população.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 2% das mulheres em idade reprodutiva usam o DIU no Brasil, apesar do método ter 99% de eficiência e exigir pouca manutenção, diferente de pílulas ou injeções de hormônios, além de ter poucas contraindicações.
Pelo site, a Secretaria de Saúde de Vila Velha divulgou está capacitando médicos residentes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atuam nas Unidades de Saúde da cidade, para que eles estejam aptos a realizar o procedimento e também retirar o contraceptivo.
Como solicitar
Neste mês de julho, cerca de 100 mulheres fizeram a inserção de DIU em Vila Velha, que é um método anticoncepcional de longo prazo (duração de 10 anos) e reversível. O contraceptivo utilizado é o de cobre.
Quem desejar utilizar o dispositivo intrauterino deve procurar a US de referência, para ingressar no Programa de Planejamento Familiar e participar das reuniões coordenadas pelas Unidades de Saúde, que tem como objetivo informar e orientar sobre reprodução humana. Com informações da Prefeitura de Vila Velha.