24.9 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Consumo Consciente, você sabe o que é ?

Comprar, uma palavrinha magica que faz muita gente ficar feliz. Hoje, dia 15 de Outubro, é comemorado o dia Nacional do Consumo Consciente.

Por Leulittanna Eller

A data, que existe desde 2009 foi criada para lembrar que o consumimos afeta não só a economia, mas também o meio ambiente.

- Continua após a publicidade -

Consumo e consumismo são duas coisas bem diferentes, uma diz respeito à satisfação de necessidades básicas, como o alimento, o vestuário, a moradia e o transporte. Já o consumismo remete ao ideal de satisfação pessoal, de felicidade e status, por meio da compra desenfreada de produtos e serviços supérfluos.

“A população precisa se sensibilizar sobre os impactos sociais e ambientais que um consumo desordenado pode causar e começar a mudar os hábitos de consumo e descarte dos produtos. Esse é um bom momento para reflexão e formação de consciência sobre o uso moderado dos recursos naturais e do uso sustentável do dinheiro”, ressaltou o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde.

Para aderir a essa nova modalidade de consumo existem algumas questões que devem ser levadas em conta antes mesmo de comprar

Por que comprar?
Este produto é realmente necessário ou quero comprar por mera vontade?
O que comprar?
Este produto atende minhas necessidades?
Como comprar?
Vale mais a pena comprar a crédito, com prestações que não pesam no orçamento ou à vista, com desconto?
De quem comprar?
Esta empresa respeita as leis trabalhistas, é ambientalmente responsável e paga os seus impostos corretamente?
Como descartar?
Quando acabar a vida útil deste produto, saberei dar o destino correto a cada um de seus componentes?

A consciência não para depois da compra, mas deve continuar após a mesma, como por exemplo o descarte e destinação correta das embalagens dos produtos. No caso de roupas e sapatos que não são mais usáveis, mas que estão em bom estado, podem ser destinados a brechós. Todos esses fatores em conjunto maximizam os impactos positivos como a preservação do meio ambiente e reduzem os impactos negativos como o endividamento familiar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA