28.3 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Confira as atrações para o final de semana na Grande Vitória

Shows, festival de cerveja, teatro, dança e comédia estão entre as atrações do final de semana

Por Rafael Goulart

Neste final de semana, não faltam opções de entretenimento na Grande Vitória e tem atrações para todos os gostos: 1º Festival de Cerveja Artesanal da Serra, exposições fotográficas e de arte, festival de dança, comédia, rodeio, shows, teatro e parque de diversões. Confira algumas das atrações:

- Continua após a publicidade -

Festival de Cerveja

Durante dois finais de semana, a Serra vai ser a capital da cerveja artesanal. De 26 a 28 de maio, e de 2 a 4 de junho, acontece o 1º Festival de Cerveja Artesanal da Serra, com entrada gratuita.

O evento será realizado na área ao lado do Parque da Cidade, na Rua Anchieta, na região de Laranjeiras: às sextas e sábados, será das 16 às 23 horas. Já, aos domingos, das 14 às 22 horas.

Estarão reunidas no evento 16 cervejarias artesanais da Serra, oito em cada fim de semana. 

O festival vai contar, também, com atrações musicais variadas, do samba ao rock. O destaque fica por conta da banda Casaca, que se apresenta na abertura do festival, às 21 horas, na sexta-feira (26).

Teatro

O Sesc Glória recebe neste fim de semana (de 26 a 28 de maio) a comédia “Simples Assim”, baseada na obra de Martha Medeiros. A apresentação acontece na sexta e no sábado, às 20 horas; e, no domingo, às 19 horas, com a presença de intérprete de libras.

Dirigido por Ernesto Piccolo, a comédia conta com a atuação de Georgiana Góes, Maria Eduarda de Carvalho e Mouhamed Harfouch em diversos personagens. A dramaturgia é assinada pela autora ao lado de Rosane Lima, a partir dos livros “Quem Diria Que Viver Iria Dar Nisso” e “Simples Assim”; e a produção original é da Turbilhão de Ideias.

Comédia

Há 26 anos em turnê pelo Brasil e outros países da América Latina, o espetáculo “Sexo, Etc…e Tal”  desembarca nesta semana no Espírito Santo para tirar sarro de tudo e de todos, sem tabu. Sucessos de bilheteria, os artistas Anndre Rangel e Denis Marques sobem ao palco em Vitória, Vila Velha, Serra e Linhares, com ingressos a partir de R$ 15.

Com um estilo único e cativante, os humoristas Anndre Rangel e Denis Marques trazem em suas quatro apresentações uma abordagem cômica e irreverente sobre as nuances e peculiaridades de um relacionamento, abrangendo temas como namoro, casamento, intimidade e situações cotidianas que todos podem se identificar. De acordo com a produção do espetáculo, mais de um milhão de pessoas já assistiram a peça – que faz sucesso por onde passa.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, André Rangel, atuou na primeira versão de “Ti-Ti-Ti” e nas novelas “Beleza Pura” e “Caminhos das Índias”. No cinema, teve sua estreia com o filme “Casamento Brasileiro”, além de atuar e produzir em dezenas de peças teatrais. Já o paranaense Denis é produtor, ator, músico e modelo, além de ex-atleta profissional.

Na sexta (26/05), a dupla se apresenta no Auditório da CDL, no Centro de Vila Velha, também às 20h.

O Vix Comedy Club, no centro de Vitória, recebe o espetáculo no sábado (27/05), a partir das 20h

No domingo, a apresentação será no Auditório da CDL de Linhares, no bairro Colina, a partir das 20h. 

Festa do Divino

Começou nesta quinta-feira (25) a 206ª Festa do Divino Espírito Santo, no Parque de Exposições de Viana. O evento vai até o domingo (28) e conta com atrações nacionais como César Menotti & Fabiano, Léo Chaves e Alemão do Forró, além de três dias de rodeio.

Com narração de Jardel Carvalho e Negrão Paulista, que tem 30 anos de carreira como locutor de rodeio, 16 boiadeiros disputarão em uma arena americana completa durante três dias. O rodeio começa na sexta-feira (29) e vai até o último dia de evento.

A entrada é gratuita e além de acompanhar os rodeios em arquibancadas, o público também poderá curtir shows de César Menotti & Fabiano, Léo Chaves, Alemão do Forró e atrações locais e nacionais, com muito forró e muito sertanejo, garante a Prefeitura de Viana, que apoia o evento realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

O festival traz ainda o Magic Park, um parque de diversões com brinquedos como caribe, roda gigante, barco pirata, montanha-russa infantil, tagadá, autopista, trem fantasma e carrossel para agitar o público, um espaço para empreendedorismo vianense e a presença de cervejarias artesanais que vão integrar o Polo Cervejeiro da cidade.

Para completar as atrações para todos os públicos também haverá um espaço de empreendedorismo com participação de empresas do Polo Cervejeiro da Cidade e com 50 estandes com artesanato, gastronomia e voltados ao empreendedorismo.

Festival de Danças

Começou na quinta-feira (25) o 2º Festival de Danças Populares de Vitória. As apresentações são gratuitas e acontecerão até o dia 28 de maio na Universidade Federal Do Espírito Santo (Ufes).

Idealizado pelo Grupo Andora, o evento conta com a participação de 16 grupos de dança capixabas e de quatro grupos convidados: Xique Xique (AL), Cia Folclórica do Rio (UFRJ), Maria Bonita (CE) e Vitória Régia (MT).

Exposições

No Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), está aberta a exposição “Modernidade Cultura e Paisagem” que reúne uma seleção de 11 obras do acervo do Maes para discutir a relação entre a paisagem e os processos de modernidade.

Artistas como Dionísio Del Santo, Raphael Samú, Maurício Salgueiro, Levino Fanzeres, Celina Rodrigues, Rosana Paste, entre outros, terão suas obras expostas em diálogo com registros históricos dos avanços civilizatórios.

A exposição é gratuita e vai até novembro. O Maes funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Paisagem ainda que

Obras do artista mineiro Manfredo de Souzanetto estão expostas na Matias Brotas Arte Contemporânea. O vernissage da exposição “Paisagem ainda que” acontece com exibição do documentário que conta a vida e processo criativo do artista, além de um bate-papo com Juarez Soares, primeiro capixaba a chegar ao cume do Monte Everest.

A exposição ficará aberta ao público para visitação gratuita de 26 de maio a 28 de julho. Segundo o próprio artista, o nome da exposição foi propositalmente pensado para deixar em aberto o sentido da obra, abrindo um leque de interpretações e significados, ampliando assim a percepção do espectador, que tem um olhar desde os pigmentos naturais às madeiras como também ao formato das obras e a textura da superfície pictórica.

E Eu, Mulher Preta?

No sábado (27) será aberta a exposição “E Eu, Mulher Preta?” na Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória. A visitação é gratuita de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados e feriados das 10h às 16h.

A exposição busca debater o empoderamento coletivo como estratégia de resistência; questões como a violência contra a mulher negra; padrões de beleza impostos pela sociedade eurocêntrica; os afetos; o autoconhecimento; e práticas e tradições religiosas de matriz africana.

Quando fecho os olhos, vejo mais

Ainda no sábado (27), acontece no Parque Moscoso “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, a partir dàs 18h. Serão 32 fotografias realizadas por 12 participantes da Escola de Fotógrafos Cegos.

“A metodologia foi desenvolvida pelos artistas da Cia Poéticas e incluiu a transmissão de conceitos operadores da prática fotográfica, como enquadramento, zoom e desfoque”, explica Rejane. “Foram exercitados modos diferentes de fotografar, desde o plano aberto, a imagem focada em cor, até o ‘objeto transbordante’ de um ‘big close’, com áreas desfocadas em preto e branco.”

A artista Bárbara Bragato, responsável pela curadoria das imagens, afirma ter sido um desafio para ela, como vidente, entender o mundo dos “não-videntes” – os cegos – e reconhecer que existem diferenças de linguagem e comunicação. “Uma coisa que a exposição me fez pensar é que existem muitas outras formas de enxergar sem necessariamente a gente ver. Existe uma diferença muito grande entre ver e enxergar.”

Maior nome da fotografia cega no Brasil, o fotógrafo João Maia estará presente na abertura da exposição.

Dia do Hámburguer

Os restaurantes Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill oferecem um cardápio diferenciado de hambúrguer para celebrar o “Dia do Hambúrguer”. Neste domingo (28), os lanches ganharão versões especiais: versão em polpetone, de frango frito ou grelhado para os fitness, os mais tradicionais de carne e até opções vegetarianas.

Parque Casa do Governador

Domingo (28), no Parque Cultural Casa do Governador acontece uma oficina de confecção de máscaras do tradicional personagem do congo de Cariacica, João Bandeira. Serão 20 vagas por ordem de chegada.

A programação conta com prática de yoga com o instrutor Neander e trilha sonora com o Grupo América 4 e o Lula D’Vitória, a partir de 9h, e o parque conta com 21 esculturas de artistas capixabas e vale a visitação.

Macakids em Cariacica

A nona edição da ação de cidadania Cariacica + Perto de Você levará diversos serviços para a população de Itapemirim e região no próximo sábado (27). O evento, que acontece no campo da rua Abílio Pontini, das 8 às 13 horas, terá também muita diversão para a garotada.

A alegria está garantida com o show da Turma Macakids. O personagem Super Caco vai cantar e dançar com as crianças em um pocket show para lá de especial, a partir das 10 horas. Após a apresentação haverá também sessão de fotos.

A manhã terá ainda recreação, oficinas de minimáscaras e de brinquedos recicláveis e distribuição de algodão-doce, picolé e pipoca.

Também haverá apresentação de dança da Emef Noemia Costa de Lima, teatro educativo da Gerência de Educação para o Trânsito e Banda Tocando em Frente da Vara de Execuções Penais de Vila Velha e Secretaria de Justiça.

Tancredão

Acontece neste sábado (27), no Ginásio do Tancredão, o Campeonato Brasileiro X-Combat de Jiu-Jitsu Profissional. O evento começa a partir das 10 horas e é gratuito

Com e sem kimono

As lutas vão reunir mais de 1.100 atletas brasileiros em confrontos com e sem kimono. As categorias envolvem todas as faixas etárias, de pré-mirim (idade de 4 e 5 anos) até Sênior 05 (idade de 56 a 100 anos).

A competição será dividida entre as modalidades “Jiu-Jitsu (GI)” e “Submission (NO Gi)”.

Entre as categorias de Pré-Mirim a Juvenil, algumas delas serão unificadas, a partir das faixas de graduação para lutarem juntas. Na categoria Infanto-Juvenil 12 e 13 anos, por exemplo, os atletas de faixa Amarela, Laranja e Verde lutarão na mesma categoria, enquanto os atletas de faixa Branca lutarão em categoria separada.

Premiação recheada

ASeis cinturões estarão em disputa para os atletas profissionais. Também haverá troféus que serão entregues aos vencedores da competição e também às equipes, além de prêmios em dinheiro e vai contar com medalhas para as categorias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA