Especialista do Ibef-ES traça estratégicas para ter uma vida financeira saneada
Por Anderson Neto
Dívidas em atraso, juros e inadimplência. Essas são algumas razões que podem tirar o sono do brasileiro. Isso acontece, em muitos casos, como resultado de uma falta de planejamento financeiro. Na euforia em buscar uma solução, muitas pessoas recorrem ao recurso de empréstimos que complicam ainda mais a situação.
Por isso, o Portal ES Brasil ouviu o diretor do Ibef-ES Social e criador do projeto Tenha uma Vida Rica, Rafael Marques. Ele elencou algumas dicas para ajudar a reorganizar sua vida financeira e planejar o futuro sem medidas mirabolantes, mas possíveis de saírem do papel.
1 – Não fuja.
Atender aos telefonemas dos credores ou ir até a instituição que está te cobrando e anotar todas as informações referente ao seu débito, tempo em atraso, valor da dívida total, valor para quitação à vista, e valores do parcelamento. Quando vamos nos planejar para comprar alguma coisa, a primeira informação que pegamos é o valor. No caso das dívidas não é diferente. Para quitar precisamos antes de tudo saber o valor de todas elas.
2 – Anote tudo.
Anotar, seja no Excel, no bloco de notas, no computador, no celular ou até mesmo em um papel, não importa onde. O mais importante é ter tudo anotado, valores das dívidas em atraso e valores das contas que temos a pagar do mês atual e no mínimo do próximo mês.
3 – Aprenda a usar o cartão de crédito.
A maioria dos endividados esquecem, mas o cartão de crédito é um empréstimo de curto prazo. Por isso devemos usar ele como tal. Sendo assim, o cartão de crédito deve ser utilizado somente para compras de bens duráveis, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, e não para alimentação e gasolina, por exemplo, porque iremos consumi-los de imediato e o que sobra no final é a fatura a pagar.
- Mercado eleva previsão da inflação de 4,63% para 4,71%
- União de cooperativas Sicoob amplia atendimento para 200 mil servidores públicos do Espírito Santo
4 – Certifique-se que tem dinheiro.
Essa dica é a mais valiosa de todas e, se você conseguir segui-la à risca, você com certeza vai mudar sua vida financeira de uma vez por todas. Antes de comprar qualquer coisa, antes de sair de casa, se pergunte, “eu tenho dinheiro? ”. Se for pagar no débito, abra o app do banco e olhe o saldo da conta. Veja se você tem recurso suficiente para passar o mês, e se for usar o cartão de crédito, não olhe só o limite, olhe também o valor que a futura atual está e quanto você terá que pagar no próximo mês. Assim você não ficará no escuro, sem saber para onde o seu dinheiro foi, com o que gastou, e por que não tem mais dinheiro.
5 – Estabeleça objetivos.
Tenha um objetivo, uma meta, um sonho. A maioria dos endividados não saem dessa situação, pois não tem isso definido. Por exemplo, se você deseja trocar de carro, comprar uma casa ou quer muito fazer aquela viajem dos sonhos, eliminar as dívidas e ser organizado financeiramente é uma coisa que você precisa conquistar antes disso. Então, ter um sonho bem definido e correr atrás dele, faz toda a diferença no nosso dia a dia e no que gastamos nosso dinheiro.
6 – Invista em você.
Foque em ganhar mais dinheiro, seja se dedicando no trabalho e aumentando suas comissões ou sendo promovido. Se você for autônomo faça um esforço a mais, ligue para aquele cliente que ficou de fechar e não fechou, se dedique um pouco mais, aumente suas receitas você vai conseguir sair dessa.
Dica bônus: seja determinado. Não é fácil, mas se você seguir essas dicas, estará bem mais próximo da vida que deseja.
*Matéria publicada originalmente em 19 de setembro de 2023