22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Confiança do industrial capixaba cresce em setembro

O indicador atingiu seu maior valor desde janeiro de 2020, indicando que a indústria capixaba segue confiante

Por Amanda Amaral

A confiança do industrial capixaba na economia aumentou, alcançando 63,5 pontos em setembro, maior valor para o indicador desde janeiro de 2020. Ao permanecer acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra que a indústria segue confiante.

- Continua após a publicidade -

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) subiu 6.1 pontos se comparado ao mês imediatamente anterior. Os componentes do indicador também registraram alta.

O Índice de Condições Atuais atingiu 57,8 pontos neste mês, crescendo 6,3 pontos na variação mensal. Já o Índice de Expectativas marcou 66,4 pontos e teve forte crescimento, subindo 6,1 pontos entre agosto e setembro de 2022. Isso significa um otimismo dos industriais capixabas para os próximos seis meses.

Condições para negócios

A confiança mais disseminada entre os industriais em setembro foi fruto tanto da melhora na percepção das condições correntes para negócio quanto das expectativas para o futuro próximo, de acordo com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Confiança do industrial capixaba cresce em setembro
A presidente da Findes, Cris Samorini, comemora o melhor desempenho do ICEI-ES em 2022. Foto: Divulgação/Findes

“Esse é um indicador muito importante, pois demonstra o quanto o empresário industrial está confiante e acreditando, revela a vontade de fazer os investimentos”, comentou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Em razão do bom desempenho do ICEI em setembro, a expectativa é de que os empresários continuem a investir nos próximos meses. “Acreditamos que esse índice ainda possa melhorar. O crescimento do indicador, que chegou a 63 pontos, foi muito bom para o setor. Estamos bem acima da linha divisória de 50 pontos, o que indica que os investimentos se mantém no ritmo que estávamos prevendo”, explicou Cris Samorini.

No Brasil 

O ICEI no Brasil avançou três pontos em setembro de 2022, para 62,8 pontos. Segundo divulgação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), este é o nível de confiança mais elevado desde agosto de 2021 e o segundo mês consecutivo de avanço.

O Índice de Condições Atuais avançou 4,2 pontos e ficou em 58,4 pontos. Já O Índice de Expectativas também subiu em setembro de 2022. A alta foi de 2,4 pontos, para 65,0 pontos. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA