26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

Como vão funcionar o Pix saque e o Pix troco?

PIX Saque, PIX Troco e também PIX Offline são novas funções planejadas pelo Banco Central

Por Samantha Dias 

PIX Saque, PIX Troco e PIX Offline. Você já ouviu falar sobre essas possibilidades e sabe como vão funcionar? O Banco Central anunciou que está planejando novas funcionalidades para a ferramenta de pagamento. Pela previsão anunciada, elas deverão ser implantadas ainda este ano.

O PIX começou a funcionar em novembro de 2020. Somente no primeiro dia de operação bateu Facebook, Instagram e WhatsApp em números de cadastros. Segundo dados do Banco Central (Bacen), em junho deste ano ele já possuía mais de 92 milhões de pessoas físicas e mais de 6 milhões de empresas cadastradas. Além disso, desde o início do ano, já era o tipo de transação mais realizada no país, maior que TED e DOC somados.

Entre as funcionalidades anunciadas há a que permitirá ao usuário realizar pagamentos offline. Ainda em fase de estudos, a ideia é que se crie uma maneira de realizar transações por aproximação, como as que são utilizadas nos ônibus. Quando a pessoa estiver online poderá passar o dinheiro de seu celular para o cartão e daí, quando estiver offline, poderá realizar pagamentos mesmo sem a conexão à internet.

PIX Saque

Tanto Pix saque quanto o Pix troco serão úteis para ter dinheiro em espécie sem precisar ir ao banco. O primeiro é para que o usuário possa sacar determinada quantia em espécie em estabelecimentos cadastrados (estacionamento, supermercado, padaria, por exemplo).O usuário fará o PIX para o local, que lhe entregará o dinheiro em espécie.

PIX Troco

Já na função Troco, os estabelecimentos cadastrados darão a opção ao usuário de pagar um valor via PIX maior do que o de sua compra e, assim, receber o troco em cédulas.

Após a implantação dessas novas funcionalidades, o Banco Central planeja expandir ainda mais o PIX. Os estudos são para implantar um PIX internacional e uma maneira de garantir a devolução de dinheiro em casos de fraudes ou falhas operacionais.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade