17.4 C
Vitória
sábado, 30 maio, 2020

Como os fornecedores podem ser certificados pelo Prodfor

Leia Também

Escolas e universidades permanecem fechadas até junho

As aulas presenciais estão suspensas até o dia 30 de junho. A decisão será divulgada em sessão extra do Diário Oficial do Estado deste sábado (30).

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Covid-19: após a alta, cuidados devem continuar

Segundo especialista, é importante seguir os cuidados médicos. Em alguns quadros mais graves vão demandar mais um tempo de recuperação.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

O programa é a porta de entrada para pequenos e médios negócios terem acesso às grandes empresas e ofertarem produtos e serviços.

No dia 19 de dezembro, 27 empresas receberam a certificação do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor). Em 20 anos de existência, o programa já alcançou a marca de 689 empreendimentos reconhecidos.

Ter a qualidade atestada pelo Prodfor é uma maneira de a empresa ser vista como adequada e atendendo a uma série de critérios do sistema de gestão em qualidade. A empresa começa a fazer parte de um cenário de grandes oportunidades. É uma possibilidade de realizar negociações comerciais com grandes negócios e até mesmo ampliar o raio de atuação para outros estados.

Candidaturas

O ingresso no programa é feito de duas maneiras: por meio de indicação de uma das mantenedoras ou com a candidatura feita pela própria empresa. Grupos de fornecedores são reunidos anualmente para a formação em um período que dura 12 meses. Para se candidatar, basta solicitar um formulário à secretaria do Prodfor, preenchê-lo e enviar com uma cópia do balanço social do último treinamento da empresa.

Benefícios

Segundo o coordenador-executivo do Prodfor, Luciano Raizer Moura, se o fornecedor não for qualificado, pode ficar fora do jogo. “Numa época de crise, as oportunidades são mais restritas e os grandes empreendimentos passam a ser mais exigentes, preferindo optar por quem é certificado. Nenhum comprador de grande empreendimento vai ter o risco de comprar de um fornecedor não qualificado”, declarou.

Ele explica que, apesar de o Prodfor manter a empresa em contato com os grandes negócios, a escolha dos fornecedores se torna mais exigente num período de recessão. Mas, a certificação não garante o sucesso para a empresa, apesar de mantê-la no cenário. A habilidade comercial, segundo Raizer, é o que vai garantir a sobrevivência e a expansão.

Certificações

Auditorias independentes verificam individualmente o atendimento aos requisitos estabelecidos pela Norma ISO 9001:2008 para obter a certificação. Depois de aprovada pela auditoria, a empresa recebe um certificado de fornecedor qualificado que tem validade de dois anos, com realização de auditorias periódicas anuais.

Atualmente, o Prodfor promove o desenvolvimento de fornecedores em quatro sistemas de gestão:

SGQF – Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento
SGA – Sistema de Gestão Ambiental
SGSS – Sistema de Gestão em Saúde e Segurança
SGFFT – Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista

Toda a fase de desenvolvimento dura cerca de doze meses e é custeada pelos fornecedores sob supervisão das empresas mantenedoras.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Pesquisa revela que empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Vida Capixaba

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.

Golden Tulip Porto Vitória inaugura espaço exclusivo para lives

O objetivo é disponibilizar infraestrutura tecnológica de ponta para encontros virtuais, como shows e transmissões corporativas, além de ensaios de grupos musicais. 
Continua após publicidade