21.6 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Como esperado, BC mantém taxa Selic em 13,75%

Índice confirma expectativa de analistas e segue o mais alto desde 2016

Cristiano Stefenoni

Como já era esperado pelos analistas de mercado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (03). Apesar da tendência de queda da inflação apontada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Banco Central optou pela cautela.

- Continua após a publicidade -

Segundo o PhD em Economia e economista chef da Apex Partenrs, Arilton Teixeira, o tom mais conservador adotado pelo BC deve-se, em grande parte, pelo novo projeto do Arcabouço Fiscal apresentado pelo Governo Federal e que, segundo ele, aponta brechas para que o Executivo gaste mais, sem depender do Teto de Gastos. “A falta de um controle mais rigoroso dos gastos públicos gera um clima de insegurança no mercado financeiro e exige cautela”, explica.

Mesmo assim, Teixeira acredita que a tendência é de que os juros comecem a baixar já na próxima reunião do Copom. “Com a inflação em queda, é possível que os juros comecem a ter uma queda”, afirma o economista.

Vale lembrar que a taxa Selic serve como base para todas as demais taxas de juros do país cobrados em empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Apesar desse percentual estar estável, ele ainda é o mais alto desde novembro de 2016.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA